A diarreia infecciosa, tanto por vírus quanto por bactéria, dura em média de 3 a 7 dias. O que difere entre elas são as suas características, por exemplo, a bacteriana costuma apresentar maior número de evacuações, pode apresentar sangue ou pús nas fezes e febre também é mais comum de ocorrer.
O diagnóstico da candidíase intestinal é feito através da coprocultura, que tem como objetivo identificar microrganismos, nesse caso o fungo Candida albicans nas fezes. Além disso, é recomendado que seja feito o exame parasitológico de fezes para que possa descartar a hipótese da presença de parasitas intestinais.
Como é feito? Por meio de fricção ou corte, são recolhidos minúsculos fragmentos da pele, dos fios de cabelos ou do material das unhas. O material é analisado em laboratório em busca de fungos que possam prejudicar o organismo.
Para a verificação da presença de fungos no corpo humano, e consequentemente da identificação de micoses, é realizado o exame micológico direto, por meio da coleta de fragmentos dos locais que apresentam as lesões.
Instruções de coleta