um ano
O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
Hoje, pela lei, é necessário apenas um ano de habilitação na categoria C. Para habilitar-se nessas categorias a proposta ainda exige que o candidato não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou não seja reincidente em infrações médias durante os últimos 24 meses. Atualmente, o prazo é de 12 meses.
CTB Digital
Em caso de mudança de categoria B para D, é indispensável estar habilitado mais de dois anos na categoria B (carros), ou no mínimo um ano na categoria C; Ter a partir de 21 anos de idade e não ter realizado infrações de natureza grave ou gravíssima, além de não possuir reincidência em infrações médias durante os ...
Estar habilitado no mínimo há: 1 ano na categoria B (para a categoria C). 2 anos na categoria B ou há 1 ano na categoria C (para a categoria D). 1 ano na categoria C (para a categoria E).
Para trocar de categoria, é preciso que a CNH esteja dentro da data de validade e em situação regular, ou seja, não pode estar suspensa ou cassada. O condutor também não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.
Para incluir a categoria A, o candidato precisa: