Então quanto mais treinado o aluno for, menor será o período neural e mais você poderá trabalhar o ganho de massa muscular para continuar mantendo a ativação e aumento da força. Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.
Por isso, para que você entenda completamente o conceito de tempo para verificar os resultados, é importante ter em mente que suas metas podem interferir nesta linha do tempo. Em alguns casos, o tempo para ver os resultados na musculação, é de 3 a 5 meses. Em outros casos, podem levar anos (para atletas, por exemplo).
O médico ortopedista Rodrigo Souza Lima, da OrtoSul, complementa alertando sobre a duração da dor. Ele explica que o incômodo de esforço físico geralmente passa em cerca de 72 horas.
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem:
O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.
O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
É verdade que a genética exerce papel fundamental na construção da musculatura – algumas mulheres têm mais facilidade por causa dos genes, dos tipos de fibra e até pela quantidade de testosterona no corpo. Só que, em muitos casos, o que atrapalha o ganho de massa magra é, exatamente, o próprio treino.
As 8 melhores dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são:
O carboidrato é extremamente importante para alcançar esse objetivo, pois ele, associado com a proteína, estimula a síntese proteica, porque ele potencializa a resposta ao anabolismo no exercício, ou seja, evita a degradação dos músculos, por repor as reservas de glicogênio e aminoácidos essenciais.