Quanto tempo o mogno demora para crescer? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
PRODUÇÃO Entre 15 e 20 anos, o mogno-africano atinge a idade de corte. Com os cuidados necessários, como controle de mato, adubação e verificação de doenças, o fuste deverá estar com 12 a 15 metros de comprimento e diâmetro entre 60 e 80 centímetros.
Qual é a árvore mogno?
O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará. ... A árvore pode ser encontrada em floresta clímax, de terra firme, argilosa. O crescimento da planta é rápido, sendo que pode atingir quatro metros aos dois anos de idade.
Qual a altura do mogno?
As árvores de mogno atingem dimensões próximas de 70m de altura e 3,50m de DAP (diâmetro a altura do peito, medido a 1,30m do solo), na idade adulta. Uma árvore derrubada, no sul do Pará, forneceu 25m3 de madeira. É uma espécie que se desenvolve muito bem a pleno sol.
Sua idade de maturação se dá entre 13 e 15 anos, ou seja, é nessa idade em que a parte central da árvore – também conhecida como cerne – é formado. Porém, o mogno africano se popularizou nos últimos anos devido à alta rentabilidade e lucratividade. Entenda agora como o mogno africano foi introduzido no Brasil.
Qual a cor natural do mogno?
Mogno é o nome comercial utilizado para designar as madeiras de origem tropical com coloração castanho-avermelhada, grão fino, grande dureza e elevada densidade (>0,63 g/cm3) provenientes de árvores da família das Meliaceae.
Quanto tempo Corte mogno africano?
Pesquisas realizadas comprovam que a espécie Khaya senegalenses é muito mais resistente à doenças e pragas que outras espécies de mogno. O corte se faz entre 12 anos (raleio), quando são cortadas 50% das árvores, e aos 17 anos, os outros 50%.
Como identificar o mogno?
A sua folhagem se distingue por ser composta paripinada, lisa, com 8 a 10 folíolos de 13 cm. O fruto do mogno é grande, cerca de 18 cm com casca dura, abrindo em 4 partes para liberar as sementes, estas são aladas, extremamente leves de 12 cm num marrom claro.
Quais os tipos de mogno?
Há três espécies de mogno africano mais conhecidos entre os estudiosos: Khaya Grandifoliola (antigo Ivorensis), Khaya Anthoteca e Khaya Senegalensis. Apesar dessas opções de espécies, elas apresentam características diferentes.
Quantos m3 de mogno por hectare?
Neste momento cada árvore pode alcançar mais de 1 m³ em tora, sendo possível atingir a produção de mais de 200 m³ por hectare.
Quanto vale um pé de mogno?
O preço do metro cúbico da madeira de mogno africano varia de acordo com o diâmetro da tora. Com base em estudos do mercado, o valor da madeira foi estimado entre 200-400 euros para toras com diâmetros inferiores e 500-600 euros por metro cúbico nas toras (em pé) com diâmetros superiores.
Qual é a cor do mogno?
Ela é muito apreciada para a fabricação de móveis, pois é fácil trabalhar com e também por apresentar grande estabilidade e duração. Outra característica marcante é a cor, que varia do castanho avermelhado vibrante ao rosa, o que a torna inconfundível e confere um charme especial ao ambiente.