Quais So As Alteraçes Vasculares Que Podem Ocorrer No Diabetes Mellitus?
Quais so as alteraçes vasculares que podem ocorrer no diabetes mellitus? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quais são as alterações vasculares que podem ocorrer no diabetes mellitus?
Especificamente, dois tipos de doença vascular são vistas em pacientes com diabetes: a disfunção microcir- culatória não-oclusiva, envolvendo os capilares e arterí- olas dos rins, retina e nervos periféricos, e a macroangi- opatia, caracterizada por lesões arterioescleróticas das coronárias e circulação arterial ...
Quais são as complicações microvasculares no diabetes?
As patologias microvasculares clássicas incluem retinopatia, nefropatia e neuropatia, mas cérebro, miocárdio, pele e outros tecidos também são afetados.
Quais são as complicações crônicas do diabetes?
As complicações crônicas do diabetes mellitus (DM) são decorrentes principalmen- te do controle inadequado, do tempo de evolução e de fatores genéticos da doença. As complicações crônicas microvasculares englobam a nefropatia diabética, a retino- patia diabética e a neuropatia diabética.
O que é lesão microvascular?
Microvasculares (lesões dos vasos sanguíneos pequenos): retinopatia, nefropatia e neuropatia. Macrovasculares (lesões dos vasos sanguíneos grandes): doença coronária, doença cerebral, doença arterial dos membros inferiores e hipertensão arterial.
O que quer dizer complicações vasculares?
Complicações que predispõem à trombose (formação de coágulo sanguíneo que bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região); Flebites (inflamação da parede de uma veia); Úlcera de perna nos casos mais graves, com sequelas que comprometem, em muito, a qualidade de vida do paciente.
Por que uma pessoa diagnosticada com diabetes tipo 2 pode ter complicações vasculares em membros inferiores e na visão?
Quando mal controlado, o diabetes pode levar a sérias complicações na saúde por causa das altas taxas de glicose no sangue. Entre as principais decorrências desse controle ineficiente estão a doença renal, a retinopatia e as complicações com pés e membros inferiores.
Quais as complicações tardias do diabetes?
Doença renal (nefropatia); Problemas nos nervos (neuropatia), causando dor ou perda de sensibilidade nos pés e outras partes do seu corpo; Aumento da pressão arterial (hipertensão), sobrecarregando coração e vasos sangüíneos; Infecções graves, podendo levar à amputação de dedos, pés ou pernas.
Quais são as complicações agudas do diabetes?
As complicações agudas do diabetes melito incluem a cetoacidose diabética, o estado hiperglicêmico hiperosmolar e a hipoglicemia.
Quais são as complicações crônicas?
As principais complicações crônicas são: Nefropatia - lesão renal. Neuropatia - lesão nos nervos do organismo. Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores. Hipertensão arterial.
Quais as principais complicações do diabetes?
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
O que é complicações microvasculares?
Fisiot Mov 2013; 26(1):55-61.. Já as complicações microvasculares são caracterizadas por lesões na visão (retinopatia), doença renal (nefropatia) e lesão neuronal (neuropatias), que constituem causas mais comuns de cegueira irreversível, doença renal crônica e amputações não traumáticas de membros inferiores 5.
O que é a Macroangiopatia?
Há dois tipos de angiopatia: macroangiopatia e microangiopatia. Na macroangiopatia, a gordura e o sangue se coagulam nos vasos sanguíneos grandes, aderindo às paredes do vaso e bloqueando o fluxo de sangue.
Quais são as complicações vasculares hemorrágicas?
Complicações hemorrágicas, relacionadas ou não ao sítio de punção vascular, associam-se a maior incidência de eventos cerebrovasculares, IAM, trombose intrastent e óbito7, e ocorrem atualmente com frequência similar à das complicações isquêmicas.
Como curar a perda da visão causada pela diabete?
Um dos tratamentos disponíveis na retinopatia diabética é o laser árgon. Este tratamento provoca a destruição dos vasos sanguíneos anormais, assim como das áreas da retina isquémicas. Normalmente, são necessárias 3 longas sessões de laser, mais duas sessões para completar o tratamento.
Quais as complicações médicas advindas do diabetes?
Quando mal controlado, o diabetes pode levar a sérias complicações na saúde por causa das altas taxas de glicose no sangue. Entre as principais decorrências desse controle ineficiente estão a doença renal, a retinopatia e as complicações com pés e membros inferiores.
Quais as complicações crônicas mais comuns do diabetes melito?
As principais complicações crônicas são: Retinopatia - lesão da retina. Nefropatia - lesão renal. Neuropatia - lesão nos nervos do organismo. Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores.
Quais as complicações agudas mais comuns do diabetes mellitus?
As complicações agudas do diabetes melito incluem a cetoacidose diabética, o estado hiperglicêmico hiperosmolar e a hipoglicemia. Os episódios de estado hiperglicêmico hiperosmolar e os de cetoacidose apresentam elevada letalidade, cerca de 15 e 5% respectivamente.
Quais são as complicações agudas da hiperglicemia?
A cetoacidose diabética e o estado hiperglicémico hiperosmolar são complicações agudas. Estas desenvolvems-se como consequência de uma deficiência total ou grave de insulina, o que impede a entrada de glicose para as células.
Quais as complicações da hiperglicemia crônica para o organismo?
A hiperglicemia crônica é o fator primário desencadeador das complicações do DM. É comum o desenvolvimento das macroangiopa- tias, que comprometem as artérias coronarianas, dos membros inferio- res e as cerebrais.