Por exemplo, se uma pia tiver sido lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza após sangue ter circulado em seu interior, em apenas 5 segundos o Luminol é capaz de identificar os vestígios.
hemoglobina
O luminol é um reagente quimioluminescente que reage com o sangue, emitindo uma luz, sendo muito usado em perícias criminais. O luminol é um composto orgânico em pó, cuja fórmula molecular é C8H7O2N3. ... Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente.
Produtos alimentares que contém antioxidantes (como o chá verde e o chá preto) podem ser utilizados em atividades criminosas para ocultar manchas de sangue e evitar resultados em exames de cenas de crime, uma vez que atuam inibindo a reação quimiluminescente do luminol, gerando resultados falso-negativos.
Componentes
O sangue é composto por plasma sanguíneo, dois tipos celulares (eritrócitos e leucócitos) e fragmentos celulares nomeados plaquetas. Os eritrócitos, leucócitos e plaquetas são chamados elementos figurados do sangue. Esses elementos constituem 45% do volume do sangue, enquanto o plasma constitui 55% do seu volume.
através de um processo de centrifugação os componentes do sangue são separados em hemocomponentes: hemácias, plasma e plaquetas permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes, após esse processo os componentes serão congelados, mas com prazo de validade de até cinco dias.
O que acontece com o sangue doado Logo após o término da doação, o sangue passa por um processo de centrifugação em equipamento especial; daí, ocorre a separação dos hemocomponentes que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade dos pacientes.
O plasma, que é a matriz líquida do sangue, corresponde a 55% do volume sanguíneo, enquanto os elementos celulares ocupam, aproximadamente, 45% desse volume.
É constituído por duas partes: o plasma (parte líquida) e os elementos figurados (parte sólida), que podem ser de três tipos: hemácias, leucócitos e plaquetas. Os elementos figurados ficam em suspensão no plasma.
Esta é a parte líquida do sangue. Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos).