Este medicamento está disponível em farmácias em forma de injeção, que tem na sua composição vários esteres de testosterona, com diferentes velocidades de ação, o que lhe permite ter uma ação imediata e prolongada por 3 semanas.
Citrato de tamoxifeno, citrato de clomifeno, silimarina, e Tribulus terrestris são substâncias que podem ser utilizadas pelas mulheres na TPC.
Um ciclo menstrual completo dura entre 24 e 38 dias (1), mas a duração pode variar de ciclo para ciclo, e também pode mudar ao longo dos anos. A duração do ciclo muda entre a menarca (quando a primeira menstruação ocorre na puberdade) e a menopausa (quando as menstruações param) (2,3).
O estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês. Viroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes para provocar uma desordem no seu ciclo menstrual.
A menstruação dura 7 dias. A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias. Geralmente a menstruação seguinte surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher.
Quando é que eu sei que a minha menstruação acabou: é quando deixar de ter restos nenhuns( restos de cor castanha) ou quando o fluxo vermelho acaba? Quando você pára totalmente de sangrar: terminou sua menstruação!
Para ser considerada prolongada, a menstruação precisa se estender por mais de 8 dias, esteja ela apresentando fluxo intenso, moderado ou leve. Nesses casos, é importante prestar atenção tanto na quantidade de sangue que vem sendo expelido, quanto na sua tonalidade.
A menstruação prolongada tipo borra de café pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma e, até mesmo, de uma possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar o tratamento, se necessário.
"O sangramento anormal ou disfuncional é bastante variável, dependendo da causa. Ele pode durar de 15 a 20 dias ou até de um a dois meses. Pode ser mais leve ou mais severo", afirma Mário Vicente Giordano, diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.
O alerta só precisa acontecer caso o sangramento for mais forte e persista por mais do que três dias. Então, é importante ir ao ginecologista e fazer um exame de diagnóstico, para identificar se a causa tem relação com o anticoncepcional ou se há algum outro problema hormonal.
"O sangramento anormal ou disfuncional é bastante variável, dependendo da causa. Ele pode durar de 15 a 20 dias ou até de um a dois meses. Pode ser mais leve ou mais severo", afirma Mário Vicente Giordano, diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.
É importante identificar o tipo de hemorragia e tratar em tempo hábil para evitar o agravamento da lesão. EPI's adequados) ou fazer um curativo usando uma gaze ou qualquer outro material estéril ou na falta deste material um pano limpo comprimindo o local que está sangrando até identificar que a hemorragia cessou.