Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.
Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias. Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela.
A ovulação acontece no meio do ciclo menstrual, sendo mais fácil de identificar nos ciclos regulares. No entanto, no caso de ciclo menstrual irregular, é importante que o ginecologista seja consultado para fazer uma avaliação do ciclo menstrual e identificar o período fértil. Além disso, pode ser recomendado realizar testes de ovulação que podem ser vendidas em farmácias. Conheça sobre os testes de ovulação.
É indicado que o ginecologista seja consultado para entender melhor o ciclo menstrual e o período ovulatório, principalmente quando o ciclo é irregular. Dessa forma, é possível programar ou prevenir a gravidez de forma mais eficaz.
Já o período fértil é um conjunto de dias que são calculados ao redor do possível dia da ovulação e que marcam o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar, uma vez que o óvulo já foi liberado. Ou seja, sem ovulação não existe período fértil.
Existe um período médio em que a gravidez pode acontecer após a interrupção da pílula. A maoria costuma engravidar até 6 meses, sendo que 85% das mulheres engravidarão após 12 meses de tentativas de relações sexuais após a pausa da pílula.
Uma vez que em cada ciclo, o dia da ovulação pode variar entre 1 a 2 dias, geralmente é mais indicado que a mulher tenha em consideração o período fértil ao invés da data da ovulação. Isso porque, o período fértil é o conjunto de 6 dias que estão ao redor da ovulação e que ajudam a compensar os ciclos em que a ovulação chega mais cedo ou mais tarde.
Muitos destes sintomas podem passar despercebidos à maior parte das mulheres e, por isso, acabam sendo difíceis de identificar. Veja mais sobre os sintomas de ovulação.
Além disso, é indicado que o médico seja consultado quando durante a ovulação for notado sangramento ou dor mais intensa, já que pode ser sinal de alterações ginecológicas, como endometriose, endometrioma, cistoadenoma, síndrome dos ovários policísticos ou cisto dermoide, por exemplo. Conheça as principais causas de dor na ovulação.
A ovulação acontece no meio do ciclo menstrual. Ou seja, em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação acontece no 14º dia do ciclo, durando cerca de dois dias. Veja mais detalhes sobre quando acontece a ovulação.
No caso das mulheres que fazem uso de anticoncepcional, não há ovulação. Assim, caso deseje engravidar, é importante consultar o ginecologista para ter as orientações adequadas para a interrupção segura do contraceptivo.
É importante ressaltar que em algumas mulheres os sintomas podem ser muito sutis, de forma que não conseguem notar que estão no período ovulatório. Além disso, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais não ovulam. Veja mais sobre os sintomas da ovulação.
Isso significa que, se a mulher tiver um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontecerá por volta do 14º dia. Esse 14º dia é calculado a partir da data do primeiro dia da última menstruação (dia + 14 dias), que marca o início do novo ciclo menstrual.
O período fértil inicia 5 dias antes do dia da ovulação. Este “período” de ovulação calcula-se num ciclo regular como um número de dias após a menstruação. Este dia fértil e os 5 dias prévios (anteriores) são a melhor altura para engravidar.
No entanto, no caso de ciclo menstrual irregular, a identificação da ovulação pode ser mais difícil, já que a menstruação não acontece no mesmo período todos os meses, sendo recomendado nesse caso fazer o cálculo do período fértil. Saiba como calcular o período fértil no ciclo irregular.
A ovulação sempre ocorre aproximadamente 10-16 dias antes da próxima menstruação (esta é a fase lútea), mas é individual para cada mulher. Assim, para uma mulher com um ciclo mais curto, ela pode ovular no início do ciclo, como no dia 7-10, o que indicaria uma ovulação precoce.
Estudos mostram que as chances de engravidar de acordo com a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação – 4%. Até dois dias antes da ovulação – 25 a 28%. Durante as 24 horas após a ovulação – 8 a 10%.
A fase folicular começa no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia de sangramento menstrual. No início dessa fase, a concentração de estrogênio e progesterona é baixa, o que leva à produção do hormônio foliculoestimulante (FSH), que age estimulando o desenvolvimento de folículos nos ovários. Os folículos são as estruturas que contêm os óvulos.
Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
No caso de mulheres com um ciclo irregular, o dia da ovulação não pode ser identificado com tanta precisão e, por isso, é indicado que seja feito o cálculo do período fértil. Veja como calcular o período fértil no ciclo irregular.
É bastante raro, mas quando ocorre uma relação desprotegida logo após terminar a menstruação, um ou dois dias apenas, pode sim ocorrer uma gravidez. Isso depende principalmente do ciclo menstrual da mulher.
A mulher pode engravidar sempre que tiver relações sexuais perto do período de ovulação. Como não tem um dia exato para calcular a ovulação a partir da menstruação, as mulheres que têm ciclos muito curtos correm o risco de estar em período fértil logo depois de acabar de menstruar.
Caso após o período ovulatório não aconteça a menstruação, o que normalmente acontece cerca de 1 semana depois, é importante estar atento a outros sinais e sintomas que possam aparecer, uma vez que pode haver chance de gravidez, sendo indicado consultar o ginecologista caso não aconteça a menstruação. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.