Normalmente, mudas de jabuticaba sabará plantadas por semente levam de 10 a 12 anos para frutificar. Na região, diz Maria José, existem jabuticabeiras de 20 anos, originárias de semente, que ainda não produzem.
Para quem tem prisão de ventre, recomenda-se consumir jabuticabas com a casca, bem mastigadas. Mas, comê-las em excesso pode dar dor de barriga e as sementes (que acabam passando), prisão de ventre. Por isso, vamos com calma! Dez frutinhas por dia já são o suficiente.
“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.
Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba tem utilidade para várias enfermidades. Entre outras funcionalidades, o fruto pode ser usado no controle da diabetes. Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) apontou a fruta na capacidade de reduzir em até 62% os níveis de açúcar no sangue.
Semente de jabuticaba O caroço da fruta é rico em elagitaninos, substâncias que possuem ação anti-inflamatória e são eficazes contra a obesidade, essa foi a conclusão de uma pesquisa feita no Laboratório de Compostos Bioativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
A jabuticaba é uma fruta brasileira que tem a característica incomum de brotar no caule da jabuticabeira, e não nas suas flores. Essa fruta tem poucas calorias e carboidratos, mas é rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.
“A jabuticaba é muito conhecida como uma fruta constipante, ou seja, que prende o intestino. E isso é verdade, ela tem realmente essa ação”. Mas, segundo a nutricionista, para evitar o efeito, basta que a fruta não seja consumida em excesso.
Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outas bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser utilizado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.
Saiba quais são os benefícios do tamarindo para a saúde
Pode-se tomar o suco no café da manhã ou no lanche, não sendo recomendado tomar mais de 100 ml junto às refeições para não atrapalhar a digestão. Mas além do suco, se deseja emagrecer é importante adequar a alimentação, consumir mais vegetais, legumes, verduras e frutas, além de praticar algum tipo de atividade física.
Etapa 1: descasque os tamarindos. Em seguida, coloque uma panela com a água e deixe ferver, acrescente o tamarindo e cozinhe por 5 minutos. Passo 2: deixe esfriar e bata no liquidificador, acrescente um pouco de açúcar ou mel. Em seguida, passe por uma peneira e leve à geladeira até bem frio.
Tem a capacidade de reduzir a inflamação de todo o corpo e melhorar a saúde dos olhos. É muito bem-vindo para auxiliar a digestão, circulação e diabetes. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, cuida dos sistema cardíaco e imunológico. É conhecido por ajudar a perder peso e por regular o intestino.
A sugestão é guardar esse extrato de tamarindo em um vidro previamente esterilizado e colocar na geladeira. Lá ele não só dura bastante como fica extremamente compacto e cômodo para usar. Não jogue fora a água que ficou na vasilha.
7 benefícios do tamarindo
Dele pode ser utilizado a poupa, a madeira, as sementes, e as folhas, essas servem tanto para a produção de forragem animal, quanto para a obtenção de extratos medicinais e componentes industriais e condimentares (FERREIRA et al., 2008).
Para cada xícara (de chá) cheia de acerola, coloque meia xícara de água filtrada. Bata bem. Passe por uma peneira fina. Coloque em recipientes ou sacos próprios para congelamento, feche e coloque uma etiqueta com o nome do que tem ali dentro e a data que você fez (as vezes coloco também a data de validade).
Deve-se retirar todo o ar do saco plástico, pois o ar favorece a perda de vitamina C; Em formas de gelo ou recipientes para fazer gelo: colocar a polpa da fruta nas formas de gelo, lembrando de não encher a forminha toda, pois a polpa da fruta aumenta de volume quando congela.
Como Congelar Acerola O jeito mais simples é lavar, secar e congelar as frutinhas inteiras mesmo. Daí, na hora de usar, basta batê-las no liquidificar com água e depois coar. Também dá para comer as frutinhas congeladas mesmo, ficam super refrescantes!