O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
Características do transporte hidroviário de carga no Brasil:
Os transportes aquaviários (hidroviários) são muito utilizados para transporte de produtos e de pessoas, um dos seus principais motivos é o baixo custo que esse transporte possui. ... Sendo de grande importância para o transporte de grandes quantidades de mercadorias, como minérios e produtos não perecíveis.
Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional.
“É o navio em geral considerado um símbolo de vitalidade; nasce, batiza-se, vive a vida pacífica na calma do fundeadouro seguro, ou navegando em mar bonançoso, ou a acidentada resistindo ao temporal no porto, ou no oceano, presta-se a representar todos os fatos em que figuram homens, que se notabilizam pelos feitos de ...
A navegação atualmente serve principalmente para as trocas econômicas entre os países. Milhares — senão milhões — de navios saem e entram diariamente nos portos de centenas de países. Os navios carregam as mais variadas mercadorias, que podem ser: carnes, dispositivos móveis, computadores, soja, milho, etc.
Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo.Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há ...
Produção vinda do mar equivale a 19% do PIB do país Responsável por concentrar metade da população brasileira, o litoral representa uma das principais fontes de riquezas do país. O mar rende R$ 2 trilhões por ano, o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos) nacional.
O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, que apesar de ter um prazo de entrega muito superior ao aéreo, o custo do frete é bem menor. No entanto, os portos são de grande importância para o recebimento e embarque de mercadorias em todo o mundo.
Os portos são estratégicos para o país porque constituem uma das principais infra-estruturas de apoio ao comércio exterior e por eles passam cerca de 95% das mercadorias que são comercializadas além das fronteiras.
A Rota da Seda foi uma rota comercial batizada pelo alemão Ferdinand Von Richthofen, no século XIX. O trajeto estabelecido é conhecido por historiadores e arqueólogos como uma das rotas comerciais e religiosas mais importantes.