Após o contato desprotegido, a infecção pode levar algum tempo para se manifestar, que pode ser por volta de 5 a 30 dias, o que varia de acordo com cada micro-organismo. Para saber mais sobre cada tipo de infecção e como confirmar, confira tudo sobre IST's.
Os sintomas orais da gonorreia incluem sensação de queimação e dor na boca e na garganta do paciente, acompanhados por glândulas inchadas e manchas brancas no tecido. Um esfregaço da garganta permite que o médico diagnostique essa doença. Se for diagnosticada, pode ser tratada com antibióticos.
Veja como colocar a camisinha masculina corretamente.
Hipolabor alerta: descubra quais são os sintomas das DSTs mais comuns
Como se manifestam as IST?
Os principais sintomas das DSTs são:
Quais as DSTs mais comuns?
Gonorreia e infecção por Clamídia São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Clamídia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.
Tipos de ISTs
Existem várias doenças sexualmente transmissíveis, causadas por diferentes tipos de germes, incluindo bactérias, vírus, parasitas e protozoários. Entre as DST mais comuns, podemos citar: Cancro mole (cancroide). Chato (pediculose pubiana).
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode causar sérios danos à saúde se não tratada.
A clamídia é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. É causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis e pode ou não gerar sintomas. O motivo de tantos casos da doença pelo mundo é que pessoas com clamídia assintomática se tornam agentes propagadores da doença sem saber.
Qualquer pessoa pode adquirir uma IST. As principais ISTs são: Sífilis, Herpes simples, Cancro mole, HPV, Linfogranuloma venéreo, Gonorreia, Tricomoníase, Hepatite B e C e HIV. Como o tratamento e programas são específicos na Sífilis congênita, Hepatite, HIV não serão abordados aqui.
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).
Candidíase vulvovaginal: causada por um fungo chamado Candida spp. Tricomoníase: causada por T.
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
As doenças venéreas, também conhecidas como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias.
O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.
Resposta: A camisinha é a principal forma de prevenção de uma IST. É o método mais eficaz, para evitar infecções como HIV/aids e das hepatites virais, B e C. Outra forma de prevenção são as vacinas, são muito seguras e efetivas, recomendadas para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV.
DST: a prevenção é a melhor arma para o combate
A doença sexualmente transmissível (DST) é uma doença que é passada de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais. As DSTs afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum grupo está imune. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade.
Para a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, deve-se ficar atento, principalmente, à utilização de camisinha em toda relação sexual. Quando pensamos em doenças sexualmente transmissíveis, logo imaginamos que essas doenças são transmitidas apenas por contato sexual desprotegido.
Além disso, apenas aqueles que constituem uma barreira física também impedem que as pessoas contraiam doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como, por exemplo, a Aids e o HPV. Alguns métodos contraceptivos: camisinha masculina, pílula anticoncepcional, DIU e diafragma.
Camisinha é um método contraceptivo do tipo barreira. Feita de látex ou poliuretano, impede a ascensão dos espermatozoides ao útero, prevenindo uma gravidez não planejada. Também é eficiente na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), como AIDS e HPV.
AS OPÇÕES DE CONTRACEPTIVOS — Anticoncepcional oral: também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que impedem a ovulação. Tem eficácia superior a 99% quando tomado corretamente.
Saiba como tomar o anticoncepcional. Apesar de existirem diversos métodos contraceptivos, o método mais eficaz e recomendado é o uso da camisinha na relações sexuais, isso porque além de evitar a gravidez indesejada também previne infecções sexualmente transmissíveis.