Em média, uma pessoa vive 8 a 10 anos após receber o diagnóstico, porém, pode viver até 20 anos, dependendo de outros fatores. As mudanças cerebrais relacionadas à doença iniciam anos antes da manifestação dos primeiros sintomas.
De acordo com a manifestação dos sintomas, as fases da doença de Alzheimer são divididas em: leve, moderada e grave. Os sintomas da doença pioram progressivamente, podendo haver períodos maiores ou menores de estabilidade do quadro clínico do paciente.
A Doença de Alzheimer é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas. Entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave *.
Os pacientes com Alzheimer que desenvolvem distúrbios de comportamento, normalmente a hora do banho é um verdadeiro pesadelo para ele próprio, para os familiares e cuidadores. A resistência ao banho é um sintoma da doença, os medicamentos psiquiátricos ajudam na diminuição destes sintomas.
Não se deve forçar ou obrigar a pessoa com Alzheimer no momento em que diz não ao banho. Isso só provocará irritação, nervosismo e agressão verbal. Portanto, nossa sugestão é oferecer o banho a cada meia hora. Na maior parte das vezes, ficar um dia sem tomar banho não será prejudicial.