Se estiver tudo em dia, da maneira correta, sem nenhum erro, depende apenas da instituição que irá expedir o certificado. Mas quando há discrepâncias, pode chegar a demorar mais de vinte dias, até que o empreendimento coloque seus papéis em ordem.
Para verificar a validade do certificado A1, abra o navegador Internet Explorer no computador onde está instalado o certificado, clique em “Ferramentas” / “Opções de Internet” / “Conteúdo” / “Certificados” e verifique a validade do certificado na coluna "Data de validade".
1 ano
Abra o Google Chrome, clique no ícone que tem a forma de um símbolo de “reticências vertical” (situado à extrema direita da barra de endereços) e escolha a opção “configurações”); Vá em “mostrar configurações avançadas”; Clique no botão “gerenciar certificados”.
Conecte o token ou cartão na leitora na porta USB. Para certificados do tipo A1 faça os testes no computador no qual ele está instalado....Através dele é possível confirmar:
O certificado digital não reconhecido, neste caso, também pode ocorrer devido a problemas na porta USB utilizada. Tente mudar a porta USB ou ainda reiniciar o computador. Além disso, o próprio equipamento (token ou cartão) pode sofrer avarias, perda e circular na empresa de maneira insegura.
O certificado do tipo A1 é emitido diretamente no computador, pode ser armazenado em seu navegador de internet ou na nuvem.
Qual é o procedimento para instalar um certificado digital A1?
Para dar início ao teste, basta entrar na página com o certificado A3 em cartão conectado ao computador – por meio de uma leitora ou de uma máquina que tenha leitora de smart card integrada, ou em caso de token, plugar na entrada USB e clicar no botão TESTAR CERTIFICADO.
Quem tem Certificado Digital e-CPF, basta acessar o portal e-CAC, da Receita, se autenticar e solicitar o recibo. Quem não tem, precisa utilizar login e senha, que devem ser previamente cadastrados. Caso o contribuinte não tenha Certificado ou login, é preciso ir pessoalmente até um dos postos da Receita Federal.
No caso do Certificado A1, não é possível recuperar a senha, uma vez que, por lei, nenhuma Autoridade Certificadora possui cópia do Certificado Digital ou da sua senha. Contudo, nesse modelo, o Certificado não é bloqueado por tentativas incorretas.
Basta comparecer ao ponto de atendimento em que o seu certificado digital foi emitido, munido do motivo para solicitar a revogação, além do documento de identificação, como RG, CPF ou CNPJ. Um Agente de Validação será o responsável por executar o seu processo de revogação.
Passo 2: Quando a página de Configurações abrir, clique em "Avançado", conforme a imagem a seguir. Passo 3: Vá em "Gerenciar certificados". Passo 4: A tela do Windows vai abrir, você seleciona o certificado digital que deseja baixar e clica em "Exportar". Passo 5: O Assistente de Exportação de Certificados irá abrir.
Clique na aba "Conteúdo", na janela de opções, e depois em "Certificados". Clique no botão "Importar" e siga o assistente de importação de certificado para carregar um certificado excluído. Os certificados são armazenados em "arquivos de certificados".
O Certificado digital para MEI pode ser obtido através do CPF do microempreendedor ou o CNPJ da empresa. Na prática, ele é emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), como por exemplo, a Certisign, parceira do Bling!.