três anos
Riscos da Radiologia Tanto o técnico em Radiologia quanto o tecnólogo formado na área atuam boa parte do tempo recebendo radiação ionizante presente no “Raio X”. Essa radiação em níveis elevados pode prejudicar o organismo humano através de danos físicos, químicos e biológicos que podem atingir tecidos e órgãos.
Os técnicos em radiologia e outros profissionais que atuam nessa área estão sujeitos à exposição a radiações ionizantes, que aumentam os riscos de doenças como neoplasias, anemia aplástica, púrpura, radiodermatite, infertilidade, entre outras.
Com 26 tatuagens, o tecnólogo em Radiologia João Henrique Hamann conta que nunca sofreu discriminação em seu ambiente de trabalho. ... “Nunca fui discriminado, mas já presenciei chefe de departamento de Radiologia excluindo Técnicos pelo simples fato de terem tatuagem.
O técnico em radiologia é um profissional com formação técnica de nível médio que está apto a operar e preparar equipamentos radiográficos para exames em pacientes.
O curso de Radiologia pode ser feito em duas modalidades: curso técnico, de 2 anos, e curso tecnológico, que varia entre 3 e 4 anos. Qual a diferença entre as duas opções? O curso técnico dá uma formação que habilita o profissional a entrar no mercado de trabalho em cargos mais operacionais.
Entre as disciplinas oferecidas na formação do tecnólogo estão química, física aplicada, matemática, anatomia, proteção radiológica e conteúdos específicos relacionados às tecnologias, como ultra-sonografia, medicina nuclear e radiologia, entre outros.
Quais matérias compõem o curso técnico em radiologia?
R$ 3.
O tecnólogo é o profissional que executa o tratamento, orientado pelo dosimetrista. Ele tem papel importante no tratamento radioterápico, pois é quem opera os equipamentos de radioterapia e posiciona diariamente o paciente na máquina.
Salários de Técnico Em Radioterapia