Esses e outros pilares são a base da ferramenta TPM e vamos detalhá-los a seguir. O modelo tradicional de TPM é fundamentado no 5S (Organização, Arrumação, Limpeza, Padronização e Disciplina) e em oito atividades de suporte.
A TPM (Manutenção produtiva total) é uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo ao reduzir perdas, paradas e falhas integrando os setores de manutenção e operação.
A ferramenta TPM é um artifício industrial desenvolvido nos anos 70 pelo japonês Seiichi Nakajima. Ela tem como conceito fundamental elevar ao máximo a produtividade e a eficiência de um processo produtivo, por meio da implantação estruturada e consistente de seus 8 pilares de sustentação.
A Manutenção Produtiva Total (TPM) tem sido uma ferramenta muito importante para os setores de manufatura intensivos em equipamentos. ... É um fator fundamental para o aumento da disponibilidade das máquinas, e um passo vital para conectar as máquinas visando criar um fluxo melhor.
Apresentamos agora a Manutenção Produtiva Total (TPM), que além de preocupar-se com as correções e prevenções das falhas, tem como objetivo principal eliminar as perdas geradas no fluxo de produção através da integração dos setores de manutenção e operações.
Ser responsável pelo desenvolvimento da metodologia TPM, tendo como base os quatro pilares básicos, proporcionando desenvolvimento metodológico de cada pilar e redução de perdas através da aplicação das ferramentas padronizadas para redução de problemas e gestão de indicadores de desempenho do TPM.
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM ("Instituto Japonês de Manutenção de Planta").
TPM: 5 pilares da Manutenção
O programa de manutenção produtiva total (TPM – Total Productive Maintenance) é um método focado na disponibilidade e produtividade do ativo, com o objetivo de atingir a máxima eficiência dos sistemas de produção – e ao mesmo tempo ampliar o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, proporcionando uma gestão de ativos ...
Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade
A Manutenção produtiva total, também conhecida como TPM (sigla em inglês para Total Productive Maintenance), é um sistema mais complexo na área de gestão de equipamentos. Afinal, essa manutenção identifica os erros que causam perdas na produtividade e processos administrativos.
A partir de 2000 – O TPM evolui para a 4ª Geração, se estendendo além da produção, atingindo setores como logística e administrativos (companhia como um todo). As análises de perdas tornam mais abrangentes, englobando perdas por máquinas, processos, pessoas e produtos.
Os 8 pilares da TPM
A manutenção produtiva total foi desenvolvida com o propósito de minimizar erros e gargalos de processo, colocando em prática uma espécie de acompanhamento voltado à produtividade da organização como um todo.
As melhorias devem ser conseguidas por meio dos seguintes passos: a) Capacitar os operadores para conduzir a manutenção de forma voluntária. b) Capacitar os mantenedores a serem polivalentes. c) Capacitar os engenheiros a projetarem equipamentos que dispensem manutenção, isto é; o “ideal” da máquina descartável.
Efeitos da TPM na melhoria dos recursos humanos · Aumento da atenção no trabalho. · Aumento da satisfação pelo trabalho em si (enriquecimento de cargo). · Melhoria do espírito de equipe. · Melhoria nas habilidades de comunicação entre as pessoas.
A metodologia ou sistema de gestão do TPM se implanta normalmente em quatro fases (preparação, introdução, implantação e consolidação), e são divididas em doze etapas.
As empresas que obtiveram sucesso geralmente seguem um plano de implementação que inclui as seguintes etapas:
A Manutenção Autônoma dá autonomia para o operador inspecionar, identificar e solucionar pequenas falhas e anomalias em seu equipamento durante o processo de produção. Esse é o primeiro pilar do TPM – Total Productive Maintenance.
Os principais objetivos do Pilar de Manutenção Autônoma são:
Dentro das ferramentas do STP, destaca-se a Manutenção Produtiva Total - MPT (em inglês Total Produtictive Maintenence – TPM), onde visa à maximização da eficiência dos equipamentos e processos, que é obtida através de pequenos grupos de trabalho e implementação de atividades de manutenção (WIREMAN, 1991).
tpm manutenção produtiva total:
A manutenção preventiva surgiu nos EUA e chegou ao Japão na década de 1950. Buscando maior eficiência da manutenção produtiva, através de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.
As principais vantagens são:
O tipo de manutenção que avalia a tendência evolutiva de um defeito é a manutenção preditiva, também conhecida como manu- tenção baseada na condição.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
Defeito: Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos. Esses requisitos podem, ou não, ser expressos na forma de uma especificação. E o defeito pode, ou não, afetar a capacidade de um item em desempenhar uma função requerida.
Falha: É um comportamento inesperado do software. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. ... O defeito é a causa de um erro, porém se uma linha de código que contém o defeito nunca executar, o defeito não vai provocar um erro.