O forame oval é um pequeno orifício localizado no meio da parede de músculo que divide os dois átrios (cavidades presentes normalmente no coração) no nosso coração – Veja figura. Em condições normais, este orifício costuma se fechar ao nascimento ou nos primeiros meses / anos de vida.
Um shunt é uma comunicação anormal entre os compartimentos ou vasos sanguíneos. Os canais anormais permitem o fluxo de sangue da esquerda para a direita ou a o contrario dependendo das relações de pressão.
2) Septo interatrial é uma membrana que separa duas partes do seu coração (os átrios). Estar redundante significa que esse septo possui um pouco mais de tecido do que o normal.
Aneurisma de septo interatrial ou aneurisma do septo atrial é definido como uma protrusão (deslocamento) anormal do septo interatrial....Outras complicações
Septo interventricular corresponde à parede muscular ou septo localizado na porção inferior do coração. Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso (pobre em oxigênio) com o arterial (rico em oxigênio).
O defeito do septo atrioventricular (AV) consiste em defeito do septo atrial ostium primum e uma valva AV comum, com ou sem defeito do septo ventricular (DSV) associado no fluxo de entrada (do tipo septal AV). Esses defeitos resultam do mau desenvolvimento dos coxins endocárdicos.
Septo interatrial ou septo interauricular é a parede muscular, ou septo, da porção superior do coração, que o divide em átrio direito e esquerdo. Esta presente em todos os vertebrados, exceto peixes, e têm função de separar os átrios que recebem sangue, para que não ocorra mistura de sangue venoso e arterial.
O septo nasal é uma parede constituída de osso e cartilagem, localizada no meio do nariz e responsável por separar uma narina da outra.
O septo nasal é uma “parede” constituída em parte por uma fina lâmina óssea e de cartilagem. Essa estrutura, recoberta pela mucosa nasal, separa as fossas nasais dos dois lados.
Presente em todos os vertebrados e têm a função de separar átrios (compartimentos que recebem sangue), olhar em átrio, de ventrículos (compartimentos que bombeiam sangue), olhar em ventrículo, estruturas que têm especializações diferentes.
Do ÁTRIO DIREITO o sangue passa para o VENTÍCULO DIREITO através de uma válvula chamada TRICÚSPIDE. O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas.
Voltando aos septos atrioventriculares não podemos esquecer que, eles possuem dois orifícios ou óstios, o óstio atrioventricular esquerdo e óstio atrioventricular direito. Estas estruturas possibilitam a comunicação do átrio direito com o ventrículo direito e do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo.
Septo interatrial , Anat : estrutura divisória dos dois átrios do coração (anteriormente denominada Septo interauricular ). Septo interauricular , Anat : antiga denominação de septo interatrial . Septo interventricular , Anat : parede divisória dos ventrículos do coração.
O pericárdio parietal é uma camada externa, enquanto o pericárdio visceral é uma camada mais interna. O pericárdio visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.
O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
O lado direito do coração recebe sangue das veias que trazem o sangue de todo o corpo. Este "sangue usado " é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico - é chamado de sangue venoso. O átrio certo é a primeira câmara cardíaca que recebe o sangue.
É limitado pelo esterno (anterossuperiormente), o diafragma (inferiormente), o septo ventricular (posteriormente). É separado do átrio esquerdo pela válvula mitral e bombeia sangue oxigenado para o corpo através da aorta.