Calcula-se que Ageu profetizou de agosto a dezembro de 520 a.C, no segundo ano do reinado do rei Dario I, rei da Pérsia. Seu ministério como profeta durou apenas quatro meses.
Ele foi escrito por volta de 663 a 612 AC e sua autoria é atribuída ao próprio Sofonias: profeta que viveu na mesma época em que viveram Naum e Habacuque “A palavra do Senhor, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (Sf ...
Tem origem no hebraico Tsefaniah, formado a partir da união dos elementos saphon que significa “esconder, proteger, ocultar” e Iah que quer dizer “Jeová, Senhor, Deus”, e significa “aquele que Jeová protege” ou “aquele que está escondido por Deus”.
O livro mostra que a salvação está ao alcance de todos “Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios e te darei livre acesso entre esses que aqui se encontram” (Zc 3:7) Contudo, é importante ressaltar que nem todas as pessoas serão salvas ( ...
O profeta Sofonias viveu e exerceu a sua atividade num momento em que Judá era disputado pelas grandes potências da época. Dentro do país se formaram dois partidos: um querendo ficar sob a influência do Egito, outro da Assíria. Durante longo período, nos reinados de Manassés e Amon, a Assíria predominava.
Habacuque (em hebraico: חֲבַקּוּק; transl. Ḥavaqquq; hebraico tiberiano: Ḥăḇaqqûq) foi um profeta do Antigo Testamento. A etimologia de seu nome não é clara; o nome possivelmente estaria relacionado com o acadiano khabbaququ, o nome de uma planta perfumada, ou a palavra חבק, raiz hebraica que significa "abraçar".
Habacuque pediu por justiça e livramento ao povo, entretanto, a resposta de Deus não foi exatamente o que ele esperava. Primeiramente, Deus concordou com a situação exposta, o povo injusto e violento precisava ser castigado e a determinação de Deus é que fossem seriamente punidos pelos caldeus (Hc 1:5).
Habacuque viveu na mesma época em que viveram Naum e Sofonias. Há indícios de que teria amado profundamente seu povo, e procurou traze-los para junto de si, sempre consolando e amparando-os.
A Vida de Fé no Livro de Habacuque. Quando todas as situações na nossa vida presente apresentam um quadro negativo – fracassos e perdas ou quando a reação natural for queixa ou magoa – esta é a hora de colocar nossa fé em Deus e na sua Palavra. Desse modo, podemos ver, com os olhos de Deus, o glorioso final.
Habacuque chama a nação para uma mesma fé em Deus que ele encontrou diante das suas dificuldades e das desgraças em sua vida. O livro de Habacuque nos mostra que nem sempre entendemos os caminhos de Deus, mas podemos sempre confiar no Senhor, independente das circunstâncias.
Ecbátana, Irã
Lesho Namit
Ela simboliza a nossa vida espiritual que precisa estar viva e produzindo frutos todo o tempo, sob pena de secarmos, morrermos, sermos arrancados da terra. O profeta Habacuque, mesmo vendo a falta de fé do povo não perdia a esperança de que Deus poderia transformar aqueles corações.
745 a.C.
A antiga exortação à justiça é expressa pela voz de Deus nos ensinamentos de Amós. Amós é avisado por Deus que os israelitas vão enfrentar a intervenção divina, pois a opressão corre solta em Israel. Deus expressou essa opressão dizendo que os israelitas estavam praticando religiosidade sem justiça.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).