Semínima (♩) é a nota musical cuja duração é de 1/4 de uma semibreve ou metade de uma mínima. Em fórmulas de compasso em que o denominador é um 4 (como 2/4, 4/4, 3/4), a semínima é a unidade de tempo. A semínima é representada por uma oval preenchida, com haste.
quatro quartos
substantivo feminino Música Nota igual ao quarto da semibreve, representada pelo algarismo 4; equivale à metade da mínima.
Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado.
Assim: Uma mínima pontuada equivale a três semínimas. Uma semínima pontuada equivale a três colcheias. A utilização da ligadura de valor e do ponto de aumento sobrepostos na pauta matriz e auxiliar possuem o mesmo significado.
A pausa da semibreve deve ser grafada em baixo da quarta linha, enquanto a pausa da mínima deve ser grafada em cima da terceira linha.
As pausas musicais A pausa musical semicolcheia que tem duas batidas e tem metade da duração da anterior, ou seja um quarto de batida num compasso de quatro batidas. Por último mas pouco utilizada é a pausa musical fusa, que dura um oitavo da batida num compasso de quatro batidas.
Assume basicamente duas funções, consoante o seu uso. No caso das notas ligadas terem a mesma altura, a ligadura diz-se de prolongação e, a sua execução consiste em executar a primeira a nota e prolongar a duração do som obtido .
LIGADURA DE EXPRESSÃO OU LEGATO é uma linha curva colocada acima ou abaixo de um grupo de notas de nomes ou alturas diferentes que serão pronunciadas sem interrupção na pronuncia dos sons. Um ponto colocado à direita de uma figura serve para aumentar a metade do valor de duração dessa figura.
Também chamada de legato, ou até de portamento, essa ligadura aparece pouquíssimo nas partituras da música popular. As partituras de música erudita adoram-na a dois séculos.
Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem.