No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.
O procedimento fundamental, em caso de queda ou dano na obturação, é a consulta com o dentista o mais rápido possível. Com a ação do tempo e sem os cuidados necessários, a restauração pode apresentar falhas ou rachaduras.
Por isso, o dentista orienta: “Pode-se coletar o elemento dentário, guardá-lo em um pouco de saliva ou leite, e imediatamente procurar um cirurgião dentista de emergência para que seja verificada a possibilidade de reimplante dentário. Caso isso não seja possível, deve-se analisar o planejamento mais adequado.”
Implante dentário: é a alternativa que mais se aproxima a um dente natural. Primeiro, os implantes de titânio são inseridos na região da perda dos dentes. Depois disso começa a ósseo integração, ou melhor dizendo, a fixação e cicatrização do implante com o osso.
O dentista passará as orientações necessárias e muitas vezes a recomendação é deixar o dente em soro fisiológico, na própria boca ou em recipiente com leite até o atendimento para que possa ser usado pelo profissional na restauração.
É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.
Isso pode ocorrer depois de um trauma por exemplo. O dente permanente normalmente nasce numa posição bem longe da correta. A extração do dente de leite será necessária, assim como o aparelho ortodôntico para colocar o dente no lugar, já que nesses casos o dente não vai para a posição correta sozinho.
Olá! Realmente não é normal nessa idade ainda ter dentes de leite. É importante buscar um profissional para saber as melhores formas de tratamento para o seu caso. Se pode resolver com aparelho, se precisa mesmo extrair, se é caso de colocar algum tipo de prótese ou implante.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.