No Brasil, a brincadeira é conhecida por uma grande variedade de termos: academia (RN, PB e PE), avião (AL e RJ), boneca (PI), cancão (MA), macacão (SE), macaco (BA), pula-pula (PB), amarelinha (SP e RJ), maré (RJ e RS), quadrinhos (PB), queimei (SC), sapata (RS), casco (RJ), amarelas (RJ e MG), casa de boneca (CE), ...
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.
Os pequenos jogos têm suas regras mais flexíveis, mais simples e em menor quantidade. Os grandes jogos têm regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade. Num pequeno jogo o animador atua como um orientador. Num grande jogo o animador atua como um árbitro.