Doença de Ménière é uma desordem que ocorre na orelha interna e causa crises repetidas de 1) vertigem (tontura rotatória), 2) perda auditiva, 3) zumbido, e 4) plenitude ou pressão no ouvido. Os ataques normalmente ocorrem de maneira repentina e duram minutos ou até mesmo horas.
Enxaquecas frequentes, pancadas na cabeça, infecções virais, alergias, alterações anatômicas do ouvido e respostas exageradas do sistema imunológico são algumas das causas que levam ao aumento da pressão da endolinfa.
Exercício seguro e benéfico contra labirintite Para os sedentários, o ideal é começar aos poucos, com atividades leves que não exijam mudanças bruscas de posição. Vale uma caminhada na rua – não na esteira, que pode desafiar demais o equilíbrio – ou a bicicleta da academia, por exemplo.
A pessoa que tem esta doença está totalmente incapaz para qualquer trabalho? Se a resposta for positiva, ele terá chance de se aposentar, desde que seja segurado do inss. Porém se tiver condições laborativas, não será aposentada.
Síndrome de Ménière não é o mesmo que labirintite, mas pode ser uma das causas dela. A labirintite é o nome usado para identificar doenças que afetam o labirinto. O problema é que existem muitos distúrbios diferentes que comprometem esta estrutura do ouvido, mas que acabam sendo chamadas da mesma forma erroneamente.
-Diminuição de audição que as vezes se apresenta de maneira "flutuante", isto é aq audição pode piorar ou melhorar. Nem sempre necessariamente a pessoa tem todos os sintomas juntos, tem pessoas que apresentam 1 ou mais sintomas isoladamente. Ela é uma das causas entre muitas que popularmente se chama de "Labirintite".
A doença de Ménière é um distúrbio caracterizado por ataques recorrentes de vertigem incapacitante (uma sensação falsa de movimento ou giro), perda de audição flutuante (nas baixas frequências) e barulho no ouvido (acufeno).
Como conviver com a doença de Ménière Praticar exercício e manter-se em forma o mais que puder enquanto estiver sofrendo de tontura, ajuda a reduzir o estresse. Diminuir a ingestão do sal, uma vez que este aumenta a pressão do fluido no ouvido interno.
1. Remédio natural. Um bom remédio caseiro para labirintite e que pode complementar o tratamento farmacológico é o chá de ginkgo biloba, que irá melhorar a circulação sanguínea e poderá ajudar a combater os sintomas da doença.
Para evitar que os sintomas da labirintite piorem durante as crises, tente o seguinte:
Tratamento natural para Labirintite
Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias. Tontura sempre é sinal de labirintite? Não. A tontura é um dos sinais clássicos da labirintite, mas também é um sintoma comum de diversas doenças.
Alimentos que ajudam no tratamento. Manter uma alimentação livre de alimentos inflamatórios é um passo essencial para se livrar da labirintite. É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco.
Alimentos como pães e massas também são considerados fontes de açúcares. Por isso, eles também devem ser deixados de lado por quem sofre de labirintite. Mas não se desespere! Atualmente é fácil encontrar nos mercados pães e massas integrais, que proporcionam uma absorção lenta da glicose.
Alimentos como pães e massas também são considerados fontes de açúcares. Por isso, eles também devem ser deixados de lado por quem sofre de labirintite. Mas não se desespere! Atualmente é fácil encontrar nos mercados pães e massas integrais, que proporcionam uma absorção lenta da glicose.
- evitar café e cafeína; - dormir com um travesseiro alto; - fazer leves caminhadas regularmente; - evitar alimentos industrializados.