Uma pessoa com Síndrome de Borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.
As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.
O transtorno de personalidade limítrofe é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade em relacionamentos, autoimagem, humor e comportamento, bem como hipersensibilidade à possibilidade de rejeição e abandono.
Também pode acontecer de uma pessoa atender a critérios de diferentes transtornos de personalidade. Por isso o atendimento com um profissional adequado vai te ajudar a ter o diagnóstico correto. É possível sim. Chama-se comorbidade, que é a existência de duas ou mais doenças na mesma pessoa.
7 transtornos mentais mais comuns: como identificar e tratar
Quais são as principais doenças psiquiátricas?
(Nogueira, 1982 e Santos, 2003) Page 3 DEFINIÇÃO DE TRANSTORNO MENTAL Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos ...
É um estado anormal do organismo, com sintomas específicos que alteram suas funções físicas e psicológicas. É a partir deles que outras interpretações acontecem, entretanto, nem sempre são doenças. O transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença.
Os sintomas que compõem uma síndrome podem variar de acordo com o tempo e, portanto, podem vir a desaparecer. Em termos genéricos, um transtorno pode ser entendido como um estado alterado da saúde normal e nem sempre está vinculado à uma doença.
Assim como ocorre nas síndromes, os transtornos não têm uma única causa e podem ser resultado de déficits biológicos e/ou psicológicos. As alterações mentais — ou os transtornos — apresentam sintomas como o de uma doença.
Os transtornos mentais são um campo de investigação interdisciplinar que envolves áreas como a psicologia, a filosofia, a psiquiatria e a neurologia. A doença mental aparece quando a pessoa que dela sofre deixa de se relacionar de forma funcional com o mundo, a nível familiar, laboral e/ou social.