Conheça a durabilidade das caixas Se forem tomados todos os cuidados adequados bem como uma manutenção regular, as caixas podem durar até 50 anos, como é o caso daquelas produzidas em aço inoxidável. Já os reservatórios construídos a partir de polietileno, o tempo de vida médio é de 30 anos.
Segundo as normas técnicas, caixas-d'água de prédios e casas devem ser capazes de armazenar água para 24 horas de consumo. “Nas casas, esse mínimo nem sempre é seguido. Nos prédios, a caixa costuma suportar até dois dias”, diz o especialista em Direito Ambiental Alessandro Azzoni.
Fique de olho no volume da caixa Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, a pressão da água é maior, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em um apartamento.
Utilize uma válvula redutora de pressão Outra opção para regular a pressão na boia da caixa d'água é instalar uma válvula redutora de pressão diretamente no canal de alimentação do reservatório. Assim, você pode regular a pressão manualmente e de acordo com as necessidades.
A gente já sabe que, se a boia não estiver boa, a caixa d'água pode transbordar e molhar a casa inteira, sem falar no desperdício. ... Desrosqueie a boia com um alicate do tipo bomba d'água, também chamado de alicate de bombeiro. Limpe a vedação antiga e passe fita veda rosca no lugar, assim como na nova boia.
Coloque um pressurizador de caixa d'água Outra solução para aumentar a pressão da água que abastece o local é a instalação de um pressurizador na distribuição de água da caixa. Trata-se de um sistema que garantirá que a pressão chegue a níveis desejáveis.