Os vidros, azulejos, tijolos e cerâmicas em geral possuem durabilidade indefinida. Em uma construção, a tinta é uma das primeiras a apresentar os sinais de degradação e, com 5 ou 10 anos já é preciso renovar.
Em relação ao preço das máquinas, eles variam de acordo com o seu modelo. As máquinas que possuem um preço mais acessível são as prensas manuais de tijolos ecológicos, que possuem um investimento em torno de R$ 3.
Como os tijolos não podem ser cortados em pedaços pequenos, o projeto deve levar em conta que a cada 8 tijolos assentados a parede avança 1cm. Caso a primeira fiada seja feita nas extremidades da fundação, a planta deve ser elaborada considerando esta diferença para evitar que os tijolos excedam a fundação.
Peso/unidade: 3,6 kg.
O tijolo tem uma parede interna bem espessa. Ele pesa 2,200Kg.
Onde comprar tijolos ecológicos
O tijolo ecológico é feito da compressão da mistura do solo com cimento e água, e não passa pelo processo de queima. Como temos uma grande diversidade de composição de solo é importante observar o comportamento do material para estabelecer o traço ideal da mistura.
O tijolo ecológico é feito por meio de um método de compressão. Após a mistura do solo com a água, o material é moldado, prensado e compactado em prensas manuais ou hidráulicas. Após a prensagem, os tijolos ecológicos passam pelo processo de cura e secagem que dura cerca de 28 dias.
Em geral, o traço referência para a fabricação de tijolos de solo cimento é o 10:1, sendo dez partes de solo e uma de cimento. Temos também o traço 7:1, este rico em cimento e também o 14:1 pobre em cimento.
Essa mistura utiliza-se 20 partes de solo x 2 partes de cola PVA branca x 2 partes de cimento, acrescente água até a consistência desejada. A dica é sempre utilizar um solo passado em uma peneira granulométrica mais fina possível, para melhor aderência do composto e melhor resultado final.
A primeira fiada de adobes deve ser assentada com argamassa comum, e as demais podem ser fixadas com o próprio barro usado na fabricação dos tijolos. Antes de fazer o assentamento, porém, mergulhe totalmente o adobe num balde com água para evitar a secagem abrupta do barro, o que pode gerar trincas.
O tijolo é feito de argila(barro). Para fazer a massa são necessários 5 tipos de argila. Inclusive é usado cascalho moído (tágua) para aumentar a resistência. O processo de queima deve acontecer para que as partículas diferentes se fundam, resultando num material sólido e forte.
Características Técnicas
Quando falamos de tipos de tijolos cerâmicos, o tijolo laminado é um dos mais bonitos. Também conhecido como tijolo 21 furos, ele é indicado para a criação de churrasqueiras. O recomendado é que se use o tijolo na horizontal, deixando a parte lisa aparente.