O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.
O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.
O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.
Como aumentar as horas de sono profundo
Este estágio é conhecido como sono profundo, ou sono de ondas lentas, caracterizado por uma baixa atividade cerebral, redução do metabolismo corporal, da pressão arterial, relaxamento motor e liberação do hormônio do crescimento (GH). Após o sono de ondas lentas, costuma iniciar-se a fase REM.
Acordar tarde faz mal?
De acordo com a médica Lia Bittencourt, especialista da Associação Brasileira do Sono, ficar muito tempo na etapa de sono leve pode ser sinal de ansiedade ou depressão. “O depressivo acorda no meio da noite e fica com pensamentos ruins ou acorda cedo demais”, diz.
- Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã. - Tome café da manhã assim que possível. - Pratique exercício físico apenas pela manhã. - Almoce na mesma hora todos os dias e não coma nada depois das 19h.
Confira nossas dicas para evitar esses problemas e despertar cheio de disposição para um novo dia:
1. Suco de guaraná, abacaxi e mamão. O guaraná natural é um ótimo remédio para falta de energia, pois atua como estimulante e faz com que se tenha mais disposição para as tarefas do dia-a-dia. Colocar no liquidificador as fatias de abacaxi e mamão, juntar o xarope de guaraná e a água de coco.