Em pessoas saudáveis e com produção normal de anticorpos, o molusco contagioso normalmente desaparece sozinho em meses ou anos sem que haja necessidade de tratamento. Porém, é comum que uma terapia seja indicada para todos os casos. O tempo de cura irá variar conforme a pessoa.
A curetagem consiste na remoção das lesões do molusco através da raspagem com um instrumento chamado cureta. Dor e sangramento das lesões tornam essa técnica mais difícil nas crianças.
Tenha todas as bulas no seu celular
O molusco contagioso é causado por um vírus que é membro da família dos poxvírus – o maior tipo de vírus já identificado. O vírus do molusco contagioso apresenta 4 subtipos, sendo o subtipo 1 o mais prevalente e o subtipo 2 o mais frequente em adultos, e na maioria das vezes, de transmissão sexual.
Para tratar fungos, micoses e molusco contagioso, pingue uma gota de Óleo Essencial de Tea Tree em um cotonete e aplique sobre as regiões afetadas, pelo menos 2 vezes ao dia até os sintomas desaparecerem.
Dica: misture duas gotas de óleo de melaleuca em um copo de água. Aplique a solução com um algodão sobre a pele. Mas atenção: por ser um óleo superconcentrado, nada de aplicá-lo direto na pele do rosto.
Dilua duas gotas do óleo essencial no shampoo. No desodorante: nas receitas de desodorantes artesanais, como esta aqui, o tea tree impede a proliferação de bactérias que causam o odor. Anti-infecção: pingue até cinco gotas numa tigela com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e respire o valor por 5 minutos.
O óleo essencial de melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Seu uso é frequentemente recomendado em caso de candidíase. Misturado ao óleo vegetal de coco e óleo vegetal de babaçu teremos um creme vaginal com efeito potencializado. Podendo ser aplicado internamente uma pequena quantidade antes de dormir. Outra dica é colocar duas gotas de melaleuca diariamente na calcinha.
Basta misturar três gotas de óleo essencial de tea tree em duas colheres de sopa de tintura de barbatimão (encontrada em farmácias homeopáticas ou de fitoterápicos) e diluir em uma bacia de água quente para fazer um banho de assento.
Se ao pingar uma gota, a água turvar-se de branco, isso é um indício de que o produto está diluído com polisorbato ou renex em água. O óleo natural não se dissolve, costuma boiar quando seu peso é menor que o da água, ou ir para o fundo.
Coloque uma gota em um pedaço de papel. Óleos essenciais puros evaporam por completo, podendo deixar apenas uma leve coloração no papel após algumas horas. Se o óleo estiver adulterado com óleos vegetais, minerais ou outro, o papel ficará com manchas mais salientes, como se estivesse molhado.
Agora você já sabe que os 3 melhores óleos essenciais do mercado são:
Para um óleo vegetal ser considerado orgânico, pelo menos 95% de sua matéria-prima deve ter origem orgânica. O óleo mineral é um subproduto do processo de destilação do petróleo. Também é conhecido como óleo base, petrolato, vaselina líquida, óleo branco e parafina líquida.
O que é um óleo 100% vegetal Eles são derivados de frutos, sementes e plantas, criam um filme protetor sobre a pele, mas, por terem biodisponibilidade, penetram e não impedem outros ativos de penetrarem também – ao contrário dos óleos minerais.
Nos links abaixo você pode conferir os óleos vegetais mais comuns, seus benefícios e propriedades medicinais e cosméticas:
Conheça os óleos vegetais mais saudáveis e seus benefícios
azeite de oliva
Conheça os diferentes tipos de óleo
O óleo de canola, muitas vezes, acaba sendo uma das opções mais saudáveis e nutritivas dentre os óleos - pois contém uma quantidade maior de ômega 3, de gorduras monoinsaturadas e uma porcentagem menor de gorduras saturadas. Por ser mais refinado, inclusive, ele costuma ser mais caro que os demais.