Abrir a torneira do kit para permitir a entrada de água no intestino; Manter a posição e esperar até sentir forte vontade de evacuar, geralmente entre 2 a 5 minutos; Repetir o clister de limpeza 3 a 4 vezes para limpar completamente o intestino.
Como manter o intestino limpo após a sessão
Tipos: 1- Enema de limpeza - administração de grandes volumes de líquidos – 500 a 1000ml de água pura ou soro-fisiológico; 2- Enema de retenção à base de óleo - administração de volumes que permite a retenção por algumas horas; 3- Enema hipertônico de volume reduzido são soluções preparadas comercialmente contendo ...
A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.
O posicionamento do paciente a ser submetido à lavagem intestinal deve proporcionar conforto e facilitar o acesso ao trato intestinal. Para isso, é necessário que o paciente seja colocado em decúbito lateral esquerdo.
Para utilizar este enema é recomendado:
Como usar o Phosfoenema?
O tempo médio estimado para o inicio da ação terapêutica do medicamento é em torno de 2 a 5 minutos após sua administração. O prazo de validade do produto é de 36 meses a contar da data de fabricação. Após este prazo, o produto pode não mais apresentar efeitos terapêuticos.
Como usar. Retire a capa protetora da cânula retal. Após, escolha uma posição para deitar-se, para facilitar a inserção na via retal. Após inserir a cânula, comprima o frasco até expelir todo o conteúdo.
Orientações para a lavagem intestinal com Fleet Enema
Supositório anal em adultos Deve-se abrir a embalagem, molhar o supositório com água limpa e depois introduzi-lo, empurrando com os dedos. Depois da introdução, deve-se contrair os músculos da região anal, para assim manter o dispositivo no local. O produto leva de de 15 a 30 minutos para iniciar o seu efeito.
A posição correta para colocar o supositório é deitado de lado e o ideal antes de o inserir é lubrificar a região do ânus e a ponta do supositório com um pouco de gel lubrificante íntimo à base de água ou vaselina.
De um modo geral, o efeito desejado (evacuação) é alcançado alguns minutos após a introdução do supositório no reto. Pode-se deixar o supositório atuar por 15 a 30 minutos.
Possíveis efeitos colaterais O supositório de glicerina tende a ser bem tolerado, porém, em alguns casos, pode causar cólica intestinal, diarreia, formação de gases e aumento da sede. Por vezes, também pode haver um leve aumento da circulação sanguínea nesta região, que pode deixar a pele mais rosada ou irritada.
Supositório de Glicerina (glicerol) é um laxante indicado no tratamento e/ou prevenção da prisão de ventre e tem a finalidade de provocar a evacuação. Supositório de Glicerina Adulto: indicado para estimular o hábito regular de 1 evacuação diária.
O Proctyl é um remédio para hemorroida e fissuras anais que pode ser encontrado em forma de pomada ou supositório. Ele atua como um anestésico, aliviando a dor e a coceira, e tem ação cicatrizante, tendo efeito logo após a sua aplicação.
Os supositórios para hemorroida ajudam a parar a hemorragia e a coceira no ânus, impedindo inflamações e aumentando a cicatrização mais rápida das feridas. Normalmente, o médico indica 1 supositório cerca de 2 a 3 vezes por dia, depois de defecar e de fazer a higiene da região anal.
Proctyl® é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, e como curativo após cirurgias proctológicas.