A reação da vacina pentavalente costuma durar até 72 horas (três dias). Caso quaisquer efeitos colaterais persistirem por mais tempo, procure o pronto-socorro mais próximo.
Para aliviar as reações como vermelhidão, dor e inchaço, pode ser aplicado gelo no local da aplicação da vacina. Na presença de outros sintomas, é recomendado consultar um médico especialista se pode utilizar medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar as reações.
A vacina pentavalente pode provocar algumas reações, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação. Na maioria das vezes são reações leves, que passam rápido e não deixam sequelas. As principais reações são febre, irritabilidade e dores locais.
Caso a criança ou bebê tenha febre em decorrência da vacina a mãe pode tomar algumas medidas para superar o problema. “Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni.
Na presença ou suspeita de uma sobredosagem de paracetamol, deve ser procurada assistência médica com a maior brevidade, mesmo na ausência de sintomas. Quanto mais rapidamente for iniciado o tratamento, maiores são as probabilidades de recuperação.