três dias
O colostro ajuda no sistema imunológico e no funcionamento do intestino do bebê. Seu colostro é especialmente rico num anticorpo fundamental, chamado sIgA. Ele protege o bebê contra doenças revestindo o trato gastrointestinal, sem passar por sua corrente sanguínea.
O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. ... Na verdade, o colostro contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas, mais anticorpos e menos gordura.
Colostro é a secreção da glândula mamária nas primeiras 24 horas após o parto. ... Todavia, a função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo do bezerro.
No primeiro dia após o nascimento do bebê, por exemplo, o estômago da criança suporta aproximadamente 5 ml de leite. Como a crença tanto dos profissionais de saúde quanto das mães que talvez não se prepararam concernente ao aleitamento materno durante a gravidez é de que o colostro não consegue nutrir o recém-nascido.
Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.
O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.
Benefícios do leite materno para a criança O leite materno proporciona a nutrição necessária para o bebê se desenvolver, crescer e fortalecer seu sistema imunológico. Ele é extremamente importante até os 6 meses de vida, e continua desempenhando um papel relevante para crianças que mamam até os 2 anos ou mais.
Benefícios da amamentação continuada para a criança
Amamentação traz benefícios para o bebê e a mãe
A amamentação é a melhor maneira de alimentar a criança nos primeiros meses de vida, é ideal para o crescimento saudável e para o seu desenvolvimento. O leite materno é o alimento natural para os bebês, ele fornece toda a energia e os nutrientes de que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida.
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.
Contaminação: os leites artificiais podem ser contaminados com bactérias ao serem manipulados, especialmente se a mãe usar mamadeira; Infecções: leites artificiais não contêm fatores anti-infecciosos.