Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias. Se o cisto crescer muito e estiver causando algum desconforto, seja físico ou estético, ele pode ser drenado através de uma pequena incisão.
Tratamento caseiro. A melhor forma de tratamento caseira para a inflamação da glândula de Bartholin é a realização de um banho de assento com água morna a 35ºC por 15 minutos, pelo menos 3 a 4 vezes por dia.
Os banhos de assento (imersão da região genital em água morna) podem ajudar a aliviar os sintomas de dor e desconforto local. Quando feitos algumas vezes por dia, durante três a quatro dias, podem ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.
Também é necessário iniciar uso de antibióticos e analgésicos para alívio da dor. Após uma rotura com drenagem espontânea de um cisto (abscesso) de glândula de Bartholin o ideal será terminar de drenar e esvaziar o conteúdo do cisto com a saída de quase toda pús.
Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
Em síntese, a bartolinite, também chamada de abscesso de Bartholin, é a inflamação das glândulas citadas acima. Como mencionamos, a doença pode começar por meio de um pequeno cisto, que obstrui o canal que transporta o fluido lubrificante. A infecção acontece, de fato, quando o líquido fica aprisionado no ducto.
Sendo assim, a principal causa do surgimento dos cistos e dos abscessos da glândula de Bartholin é a obstrução dos ductos que drenam o muco produzido pela glândula. Já a obstrução destes dutos, segundo a ginecologista, pode ser causada por mudança na consistência do muco, trauma local ou obstrução congênita.
Olá. Se você está com uma bartholinite e um abscesso na glândula de Bartholin, o abscesso tem ser drenado. A punção com agulha alivia momentaneamente o problema. O orificio da punção com a agulha irá fechar, a secreção purulenta voltará a se acumular e o inchaço irá retornar.
A Bartolinite é uma condição aguda, inflamatória e infecciosa. A drenagem é rápida, geralmente não necessita de anestesia e proporciona imediato alívio da dor. Porém, por tratar-se de uma condição inflamatória e infecciosa irá necessitar do uso de antibióticos e muitas vezes de anti-inflamatórios também.