Geralmente, esse período de cio dura três semanas (aproximadamente 21 dias), embora a duração de cada ciclo também possa variar um pouco.
A resposta é simples: porque o sangue presente no cio da cadela não corresponde ao revestimento do endométrio. Na verdade, o que ocorre com as cachorrinhas é que, na fase anterior ao período fértil conhecido como estro, as mudanças hormonais provocam um aumento do fluxo sanguíneo.
Humor da cadela Quando uma cadela está no cio, suas mudanças de humor podem ser muitas. Ela pode exigir muita atenção, ou ela pode se tornar agressiva e preferir ser deixada em paz!
Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias.
Ela é geralmente feita 3 vezes com intervalo de um dia entre elas, atingindo todo o período fértil da cadela, que é variável, mas em sua grande maioria é do décimo primeiro ao décimo sexto dia após o início do sangramento do cio.
Não tem como saber se a cachorra está grávida (prenhe) seguindo essa mesma linha, já que os sintomas são diferentes e incluem:
Atenção: assim como o início do cio varia de fêmea para fêmea, o intervalo entre um cio e outro também é variável, sendo mais comum o período de 6 meses.
O período do cio pode durar, em geral, de duas a quatro semanas, mas isso pode variar de pet para pet. O intervalo entre os ciclos variam de 6 a 8 meses.
“Não é verdade que não cruzar a cadela causa câncer. Muitas fêmeas que não cruzaram não desenvolveram câncer durante toda sua vida”, afirma Roberto Migliano Monteleone, médico veterinário da clínica RMM, em São Paulo.
O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.
Como acalmar cadela no cio?
Não. Não tenha pressa de dar banho na mamãe. O parto exige muito da cadela causando estresse e falta de ânimo especialmente nas primeiras 48 horas. É um período que podemos definir como “complicado” para ela.
Um dos primeiros sinais de parto iminente é uma queda da temperatura corporal da cadela de 38,5º para 37ºC – o parto começa, normalmente, cerca de 12-24 horas depois. Para saber quando isto ocorre, meça a temperatura da sua cadela duas vezes por dia com um termómetro rectal, durante a sua última semana de gravidez.
Movimentos intestinais: Devido ao consumo de alimentos aumentado e o útero dilatado, seu animal pode ter que fazer suas necessidades mais frequentemente. As fezes podem ser pastosas nos primeiros dias. Se ocorrer diarreia ou esforço ao defecar, ligue para o veterinário.