A alcachofra, é uma planta medicinal rica em água, fibras e flavonoides, além de ter boas quantidades de vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo, tendo ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica (combate a má digestão).
PROPAGAÇÃO: Aqui se faz exclusivamente por mudas. Não se recomenda comprar as sementes de alcachofra disponíveis no mercado, pois geram metade das plantas com espinho, o que não favorece o comércio da hortaliça. Para produzir alcachofra sem espinho, as sementes devem ser híbridas.
Por outro lado, ela não recomenda harmonizar alcachofras com vinhos tintos com muito tanino. "A reação química é muito negativa, o vinho acaba com um tremendo gosto de ferrugem", explica. Para acompanhar a refeição, recomenda-se vinhos brancos ou tintos mais leves, como um Beaujolais.
Levar uma panela com a água e ½ colher de chá de sal ao fogo alto. Cortar o talo das alcachofras próximo à base e esfregar o limão para não escurecerem. Cortar as pontas com uma faca e aparar as pontas das folhas com uma tesoura. Cortar as alcachofras ao meio e retirar os pelinhos. Lavar bem as alcachofras. Quando a água estiver fervendo, acrescentar as alcachofras e um pouco do suco do limão. Tampar a panela e cozinhar em fogo baixo por 25 a 30 minutos ou até que fiquem macias.
A alcachofra é rica em inulina, uma fibra presente em muitos vegetais e que ajuda na perda de peso, pois é digerida mais lentamente, prolongando a saciedade e diminuindo a fome. Saiba como usar a alcachofra para perder peso.
Após, escorrer bem as alcachofras e em um recipiente, espremer o restante do limão e misturar com a pimenta, o azeite, o alho e o sal, e misturar bem nas alcachofras. Aquecer uma frigideira antiaderente e acrescentar as alcachofras, refogando de 5 a 10 minutos, virando e pincelando com o molho algumas vezes até que as pontas das folhas comecem a escurecer. Esperar amornar um pouco e servir.
Saiba que a alcachofra, além de ter uma infinidade de propriedades benéficas para o organismo, ela se oxida muito rapidamente. Para evitar isso, será necessário colocá-la em água com limão, por isso, recomendamos que o acrescente diretamente à caçarola onde a alcachofra será cozida e leve ao fogo. Se preferir, você pode colocar uma tigela com água e limão e conservá-la aí enquanto a água não ferve.
Com a perspectiva de popularização da alcachofra, seu cultivo é visto como uma oportunidade de investimento para produtores de diferentes locais do país onde predomina o clima ameno. Não é preciso ter experiência, já que a planta não é difícil de ser cultivada. Outra vantagem da hortaliça é ser perene, o que permite ser produzida por vários anos seguidos.
+ Cinco árvores frutíferas que amenizam o calor nas cidades
Acrescente sal à água de cozimento e, quando a água começar a ferver, coloque a alcachofra descascada na caçarola. É importante que todos os vegetais fiquem cobertos de água, por isso você precisa de uma panela suficientemente grande; assim, também é possível colocar em cima algum utensílio que faça pressão para evitar que a água saia, como um prato ou vasilha de cozinhar a vapor.
Embora tenha muitos benefícios, também é importante ressaltar que a alcachofra pode ter um efeito laxante indesejável, especialmente para pessoas que têm o intestino solto, sobretudo em relação ao extrato concentrado.
O extrato de alcachofra, é usado para diminuir a quantidade gordura que é secretada pelo fígado, protegendo-o assim do excesso que pode comprometer as funções hepáticas do organismo.
Outro efeito colateral que pode ser provocado pela alcachofra, é o aumento da produção de bile e das funções do fígado. Por isso, pessoas que já tenham essas complicações em excesso não devem fazer uso.
A temperatura e a umidade que durante o ano prevalecem em São Roque, no interior do Estado de São Paulo, formam as condições climáticas ideais para a cidade ser um polo produtor de alcachofra no país. Vivem da remuneração obtida do cultivo da hortaliça muitos agricultores moradores do munícipio e arredores, pois a produção tem boa rentabilidade na comercialização.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Já para preparar o fundo de alcachofra, retire, após cozinhar na água quente, as folhas e os pelos da planta e coloque o miolo imerso dentro da água com limão, para que ele não escureça.
Para cozinhar a alcachofra inteira, coloque na panela com água salgada fervente o suficiente para cobrir a planta e adicione suco de um limão. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando por 20 minutos, ou até o centro da alcachofra estar macio - espete com um garfo ou a ponta de uma faca para verificar.
A Alcachofra tem vários minerais (como fósforo, cálcio, ferro, potássio e magnésio), vitaminas (A, B2 e C), proteínas e carboidratos. 100g dessa hortaliça contém até 86,5% de água e 47 calorias.
Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar o chá, deixar amornar e beber até 3 xícaras por dia.
AMBIENTE: De regiões serranas, com altitude acima de 800 metros, verão com temperaturas não muito elevadas e inverno com geadas fracas, é o ideal para a alcachofra florescer naturalmente no início da primavera. A planta não tolera frio intenso e, em locais de baixa altitude, quentes e secos, tem abertura precoce do botão floral, prejudicando a qualidade da hortaliça.
Deixe a alcachofra ferver durante cerca de 15 minutos; recomenda-se espetá-la com uma faca ou algum outro utensílio pontudo para verificar se está macia ou se deve deixar a alcachofra durante mais algum tempo. Quando estiver no ponto, já poderá retirá-la da água e já terá prontas uma boas alcachofras cozidas.
A alcachofra não deve ser consumida por pessoas com problemas na vesícula biliar, hepatite ou câncer no fígado sem orientação de um médico. O consumo dessa planta não é recomendado para quem usa os medicamentos anticoagulantes, porque a alcachofra pode diminuir a ação desses medicamentos. Além disso, a alcachofra não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e por crianças menores de 12 anos.
Destaque uma pétala e, segurando na pontinha, mergulhe a base da pétala no molho. Para comer, raspe com dentes a polpa da base. Repita com todas as pétalas, até que fiquem muito fininhas e você possa ver uma parte que parece uns fios. Com uma colher, raspe o "cabelo" da alcachofra e descarte. Entre a base e os fios que aparecem depois de retiradas todas as pétalas está o cobiçado coração da alcachofra. Com uma faca, corte e descarte a parte mais dura da base. Devore o coração!