O colágeno pode ser consumido diariamente, de preferência junto das refeições. Ele pode ser encontrado em forma de pó, com ou sem sabor, que deve ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas. Também está disponível em comprimidos e cápsulas.
Colágeno na dose certa Em uma avaliação da Clínica Medcin Instituto da Pele, em São Paulo, os pesquisadores observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, foi capaz de melhorar a pele das pacientes entre 35 e 60 anos.
A substância é uma proteína capaz de revitalizar a pele, mas em doses excessivas causa espessamento e endurecimento, dificultando o movimento de mãos, boca e pálpebras. "Há um estímulo para que os fibroblastos, células que produzem colágeno, façam uma megaprodução. O colágeno fica muito proliferado.
A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino.
Tomar o colágeno sem orientação médica e sem qualquer indicação da quantidade diária ideal pode trazer riscos. “Gestantes, mulheres que estão amamentando ou pessoas que têm problemas renais não devem consumi-lo sem acompanhamento de um profissional”, alerta Carolina Marçon.
Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína.
O melhor horário para tomar colágeno costuma ser na parte da noite, logo após o jantar, a última refeição do dia. Segundo especialistas, seus componentes têm melhor absorção pelo organismo durante esse período.
Na hora de tomá-lo, você pode optar por diluir o colágeno em pó em água, sucos ou vitaminas e até mesmo na comida. Não existe um horário mais recomendado para tomar o colágeno e também não é preciso estar em jejum para fazê-lo.
A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias (1 a 2 colheres de sopa) de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de suco, leite ou iogurte. A nutróloga Tamara recomenda o colágeno em pó puro, sem a adição de corante e adoçante.
A dose recomendada por dia de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de 4 meses. No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou o problema a tratar.
Em um outro artigo de revisão acerca dos efeitos da Maca no desejo sexual de humanos, notou-se efeitos positivos quando o uso desta planta ocorre por pelo menos 6 semanas. Ou seja, quando falamos de aumento de libido, a Maca pode sim auxiliar nessa questão.
A maca peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses comumente indicada e não foram identificados efeitos colaterais até o momento. Porém, como qualquer outro suplemento, é necessário evitar o consumo em excesso.
A maca costuma ser consumida em cápsulas ou em pó. Recomenda-se ingerir de 400 a 1000 mg por dia. Há diversas possibilidades de consumo.
Em cápsulas, o consumo é bastante simples: basta ingerir com água ou outra bebida. Uma das vantagens dessa versão é a possibilidade de ter um controle maior sobre a quantidade que está sendo consumida, sem falar da qualidade, diferentemente da Maca Peruana em pó à granel, que não possui tal controle.
Maca Peruana 500mg (teor de princípio ativo polifenóis 43,65%); Excipiente q.s.p 1 cápsula. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia. Ou conforme prescrição de profissional habilitado.
Indicação de consumo: 2 colheres (chá) da farinha ao dia. Adicione em sucos, vitaminas e frutas. Em cápsulas: tome duas 30 minutos antes do almoço e mais duas 30 minutos antes do jantar. Importante: beba muita água ao longo dia para ter efeito.