Ter cabelos coloridos e alisados parece ser uma missão quase impossível. Isso porque alisamento e tintura são procedimentos que podem danificar os fios, e aí bate aquela dúvida: posso pintar o cabelo depois da progressiva?
Antes de fazer a escova progressiva alguns cuidados devem ser tomados, uma vez que a técnica trata-se de uma mudança de estrutura dos fios que é irreversível e pode causar danos ao cabelo.
MITO. Quando bem realizado, o procedimento pode até mesmo melhorar a aparência do cabelo. Mas se não forem tomados os devidos cuidados, pode danificá-los. Por isso, procure um profissional de confiança para alisar os seus fios.
Há pouco tempo atrás, a técnica incluía uma grande quantidade de formol na composição, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu que o ingrediente apresentava riscos à saúde e determinou que apenas 0,2% deste elemento deveria ser usado nos procedimentos.
Em geral, refazer os procedimentos pode causar uma sobrecarga nos fios, que pode levar a quebra ou até mesmo ressecamento por conta dos agentes químicos presentes na composição da escova progressiva. Esperar alguns dias pode dar o respiro necessário para seus fios se restaurarem e, aí sim, refazer o procedimento.
Junto a seu profissional de confiança no salão de beleza, o processo da progressiva começa com a lavagem profunda dos fios. Depois, os fios são secados e, em seguida, o produto alisante é aplicado.
Quando os procedimentos não coincidem, o ideal é respeitar o tempo de pausa. "Há mulheres que possuem muitos cabelos brancos nas têmporas e, por isso, fazem retoque de 15 em 15 dias. As que têm em menor quantidade podem fazer de 20 em 20 de acordo com o aparecimento de fios brancos" ensina a colorista Branca di Lorenzo. O corte, dependendo do crescimento e do metabolismo de cada um, deve ser feito a cada dois meses e se houver franja, a cada 15 dias.
Além de agredirem a estrutura capilar, suas substâncias também são capazes de interferir no resultado de outros procedimentos – como nas colorações, por exemplo.
A escova progressiva pode durar em média de 2 a 3 meses, dependendo dos cuidados que a pessoa tenha com os fios alisados. Ou seja, para que a progressiva dure esse tempo estimado, é preciso seguir os cuidados necessários para cabelos quimicamente tratados, além de cuidados básicos, ou seja, não se esqueça de manter em dia o cronograma capilar.
Muitas mulheres procuram cabelos práticos e saudáveis, não é mesmo? A escova progressiva é uma das principais alternativas quando as pessoas buscam por cabelos alinhados e fáceis de organizar.
Durante essa pausa, em ambos os casos, é muito importante investir em umectações, hidratações e reconstruções para que o cabelo fique mais forte e sofra menos com os danos - sem esquecer, é claro, de fazer o teste de mecha quando for fazer a segunda etapa para verificar se ele está mesmo apto para passar por mais uma química.
Não. Como comentamos anteriormente, a solução mais indicada é primeiro fazer a coloração – e investir em tratamentos para recuperar a saúde dos fios nos dias seguintes – para só depois de 15 dias (ou mais) fazer a escova progressiva.
Além disso, também é interessante optar pela Escova Progressiva Sem Formol ao invés da Escova Progressiva Convencional. Enriquecida com ingredientes naturais, essa escova “orgânica” alisa os fios ao mesmo passo em que trata a fibra capilar.
Uma boa dica também para quem quer cuidar dos cabelos em casa é investir em um cronograma capilar, que tratar os seus cabelos por completo. O quiz de cronograma capilar de All Things Hair te ajuda a montar um calendário ideal para as necessidades dos seus fios.
Fazer o alisamento ou colorir o cabelo primeiro? Essa dúvida é uma das primeiras que surgem na cabeça das mulheres que apostam na química. A resposta é bem simples: como o alisamento tem substâncias químicas que podem acabar desbotando a coloração ou alterando suas nuances, o ideal é alisar os fios antes e deixar para mudar a cor depois! Caso contrário, você vai acabar aplicando o produto nos fios para nada, já que o resultado não será o esperado.
Além disso, invista em tratamentos no salão (mas só depois de um tempinho após fazer a progressiva, como indicamos) e no uso de máscaras em casa. Por fim, use protetor térmico toda vez que usar secador e chapinha, combinado?