É um procedimento pouco doloroso, mas depende muito do limiar de dor do paciente, da intensidade utilizada (dureza do cálculo) e do número de impulsos. Alguns pacientes podem necessitar de uma analgesia com sedação leve durante o procedimento. A sessão de Litotripsia dura de 30 a 40 minutos.
O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.
Utilizar medicações anti-espasmódicas e anti-muscarínicos podem amenizar o desconforto, mas em alguns casos a retirada mais precoce do que havia sido programado inicialmente é o que resolve.
Em geral, medidas como aumentar a ingestão de água ( em média 2/3l diário), não fazer esforço para urinar ou esforço físico, manter a bexiga vazia e evitar movimentos de agachamento ou flexão do tronco melhoram os sintomas. Se persistir os sintomas consulte o urologista assistente.
A retirada de catéter duplo-j é feita normalmente com anestesia/sedação. O pós-retirada é bem tranquilo, com apenas alguns incômodo na hora de urinar no primeiro dia. Pode ser feito em centro cirúrgico quando não é deixado " fio" para fora ou somente a retirada do mesmo puxando-se o fio que é ligado ao duplo j.
A cistoscopia com retirada de duplo j normalmente é realizada com uma sedação (ou anestesia local, em alguns casos). É realizado através da introdução de um aparelho através da uretra, e retirado o catéter duplo j com uma pinça. O procedimento é simples e dura não mais que cinco minutos.