A maioria das cirurgias de artrodese dura de 4 a 12 horas dependendo da gravidade da curva e da quantidade de vértebras que serão incluídas na artrodese.
Artrodese lombar: 4 horas; 2 a 3 dias de internação. Escoliose: depende do tipo da curva e se há doenças de base. Idiopáticas variam em geral varia entre 3 e 6 horas. Casos complexos (paralisia cerebral, mielomeningocele, artrogripose) podem demorar mais; 4 a 5 das de internação.
Complicações como infecção, lesão neurológica, sangramento, disfunções geniturinárias e intestinais, juntamente com as complicações anestésicas, são alguns dos riscos da cirurgia da coluna vertebral.
A artrodese lombar é feita através de colocação de parafusos (“pinos”) na parte posterior da vértebra e/ou por meio de colocação de dispositivos de metal/polímeros no local do disco intervertebral.
É realizada por via de acesso cervical anterior (pescoço), sendo feita remoção do disco intervertebral que faz compressão nos nervos. O espaço criado é preenchido por cage (espaçador) e enxerto ósseo, podendo-se adicionar placa e parafusos.
Os riscos são rouquidão, lesões neurológicas com dormência ou fraquezas dos braços ou pernas, infecções e lesões do esófago. As complicações são bem raras, a cirurgia quando indicada é devido à dor intratável, ou déficit neurológico e nestes casos os benefícios superam as complicações.
Caso tenha sido operado na coluna cervical, estará imobilizado com um colar. Você poderá sentir algum desconforto, dor ou náusea, ao acordar. Nesse caso, a equipe de enfermagem cuidará para que fique o mais confortável possível. A enfermeira checará a circulação, movimento e sensação em seus braços e pernas.
RESULTADOS: Os pacientes tratados de forma não cirúrgica apresentaram custo médio de tratamento de R$ 3.