O tempo de enraizamento é muito variável, dependendo da espécie e do tipo de estaca: estacas tenras ou semilenhosas é expectável cerca de 4-6 semanas; estacas lenhosas, cerca de 2-3 meses. Após o transplante, regue para ajustar a terra à planta.
É o caso de buxinho, nandina, viburno, podocarpo, sansão-do-campo e muitas outras espécies. Corte um galho que pareça bem formado e saudável, retire metade das folhas, deixando a parte inferior sem folha nenhuma e coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo.
Como enraizar as plantas na água
Após o enraizamento, deve-se cortar o galho enraizado e plantá-lo no local desejado. As espécies apícolas comumente multiplicadas por esta técnica são: figueira, jabuticabeira, laranjeira, pitangueira, romã, roseira, entre outras.
Deixe o galho por uns dias em um recipiente com água. Se quiser, adicione também algum adubo na água, como NPK Transfira o galho para o local onde deseja plantar, pode ser um canteiro no jardim ou um vaso. Faça um pequeno buraco na terra e enterre a ponta, de modo que o galho fique firme na terra e cubra.
2 – A rosa é uma das flores mais populares do mundo.
Corte o caule em um ângulo de 45 graus. Após selecionar os caules saudáveis, corte-os com um comprimento de 15 a 20 cm. Use uma tesoura de poda ou uma faca afiada para cortar logo a cima do primeiro conjunto de folhas em um ângulo de 45 graus. Tente tirar suas mudas de rosa pela manhã para que elas estejam hidratadas.
Tenha cuidado, pois o vinagre também é um bom matador de ervas daninhas. Mas pode ficar tranquila que o vinagre sera diluído. Tudo que você precisa fazer é misturar 3 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 litro de água, mergulhar o corte. E em seguida transferi-los para o solo.
Como fazer mudas de jabuticaba no vinagre
A babosa, ou aloe vera, é conhecida por seus poderes curativos e freqüentemente usado para cuidar da pele, tratar queimaduras solares ou até mesmo hidratar o cabelo. Mas o gel de aloe vera também é ótimo para utilizar como hormônio enraizador natural.
O AIA
Como usar o mel como agente estimulador de enraizamento Para usar o mel como agente de clonagem, basta mergulhar o corte da rama no mel para criar uma fina camada sobre o tecido da planta cortada. Depois de mergulhar no mel é só colocar a pequena estaca no vaso desejado.
Para preparar a solução de Àcido Indol butírico, recomenda se dissolver 1 grama de ingrediente ativo (puro) em 1 litro de álcool (solução estoque de 1000 ppm), depois retirar 10 ml da solução estoque para cada 990 ml de água a ser usada durante a imersão.
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em 5 litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.
Como fazer mudas por estaquia.
Água que você deixa o feijão de molho ajuda sua orquídea a desenvolver raízes grandes e fortes. Isso mesmo um poderoso enraizado! Essa é uma opção muito boa para quem gosta de cozinhar um bom feijão…
O que fazer: O primeiro passo para evitar que as raízes continuem “podres” é parar com as regas por um tempo! Em seguida, corte as que estiverem realmente inúteis e estiverem perdidas – elas geralmente ficam moles e com coloração marrom escura ou preta, ao contrário da raiz saudável, que é firme ao toque!
Corte esse caule com a raiz e coloque-o em um vaso preparado com substrato próprio para orquídea. Forre o fundo com carvão, pedrinhas ou casca de pinus para promover o escoamento da água. Se o caule não se sustentar em pé coloque uma varetinha encaixada bem rente ao fundo do vaso e amarre a nova planta.
Se a planta ainda estiver no vaso em que foi comprada, pode replantá-la em substrato novo, uma mistura de casca de pinus, chips de coco e pedacinhos de carvão. Depois, é só adubar com um NPK toda semana que ela logo ficará bonita de novo.
Água que você deixa o feijão de molho ajuda sua orquídea a desenvolver raízes grandes e fortes. Isso mesmo um poderoso enraizado! Essa é uma opção muito boa para quem gosta de cozinhar um bom feijão…
Retire com todo cuidado a sua orquídea do vaso, faça uma boa limpeza, enxágue as raízes com água abundante para retirar todo o excesso de resíduos anteriores e fixe-a com barbante natural no tronco colocando um pouco de musgo como substrato para ajudar no enraizamento.
Cuidados a ter para recuperar uma orquídea