A recuperação da cirurgia de fimose é relativamente rápida e em cerca de 10 dias já não há dor ou sangramento, mas até o 8º dia pode haver um pequeno desconforto e sangramento resultantes das ereções que podem ocorrer durante o sono e é por isso que se recomenda fazer essa cirurgia ainda na infância, por ser uma ...
Curativo: o curativo inicial do dia do procedimento tem a função de diminuir o sangramento da ferida, mantenha-o por 24 a 48 horas e sua retirada se torna menos difícil sob água corrente (chuveiro morno). Caso caia antes de 24 – 48 hs, faça outro, porém simples apenas com pomada, gaze e micropore.
Para tratar a fimose infantil pode-se aplicar uma pomada com corticoide, como a Postec ou a Betnovate, que atuam amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis.
“Ela é indicada quando o estreitamento da glande leva a infecções urinárias, por exemplo”, informa o pediatra Paulo Pacchi. O também pediatra Nivaldo de Souza acrescenta: “Para os casos mais leves, o ideal é que a cirurgia seja realizada entre os 7 e 10 anos de idade”.
IMPORTANTE: A fimose, se não tratada, pode provocar câncer do pênis e outras doenças, uma vez que o excesso de pele dificulta a higienização correta do local.
A fimose é uma condição benigna, que só pode afetar a fertilidade em casos mais graves, onde não é possível expor “a cabeça do penis”. Na maioria dos casos não influenciará a fertilidade.
Já o tratamento da fimose secundária, deve ser feito com a orientação de um urologista que pode indicar cirurgia ou prescrever pomadas antibacterianas com a clindamicina ou mupirocina ou antifúngicas como nistatina, clotrimazol ou terbinafina, dependendo do tipo de microrganismo causador da fimose.
Evitar esforço físico nos primeiros 03 dias, devendo manter repouso. Colocar uma bolsa de gelo no local para diminuir o inchaço ou em caso de dor. Tomar corretamente os analgésicos receitados pelo médico. Não ter relações sexuais durante, no mínimo, 01 mês após a cirurgia.
Retirada de Pontos: é utilizado um fio absorvível na sutura, o próprio organismo se encarrega de absorvê-lo com o passar dos dias, sem necessidade de remoção. Os pontos caem em 2 a 4 semanas após a cirurgia.
Ela é feita com anestesia local e costuma levar aproximadamente meia hora. Durante a frenuloplastia, o cirurgião corta o freio que liga o prepúcio à glande, diminuindo o atrito e a tensão. A cicatrização costuma levar de uma a duas semanas.
O freio do prepúcio pode romper-se espontaneamente durante atividade sexual. Costuma assustar bastante porque ocorre sangramento significativo. Nesse caso, o indicado é interromper a atividade, permanecer deitado, aplicar gelo e comprimir o local até o sangramento estancar.