Segundo Figueiredo, no caso dos utensílios, o ideal é esperar a água ferver e deixá-los em ebulição por no mínimo cinco minutos antes de desligar o fogo.
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
Ao utilizar álcool para limpar o termômetro, certifique-se de que o produto não entrará em contato com o indicador. Para retirar manchas mais resistentes, limpe o termômetro cuidadosamente com um pano umedecido com água ou detergente. Finalize limpando com um pano seco e macio.
Nos casos em que as instruções recomendam encostar o aparelho na pele, deve-se limpar a ponta do termômetro com algodão ou gaze com álcool após o seu uso.
Desligar o equipamento da tomada, higienizar a parte interna e externa com água e sabão, enxaguar e borrifar com álcool 70%.
Na conservação a quente, devemos manter os alimentos à temperatura superior a 60°C por, no máximo, 6 horas. Lembre-‐se: esse período começa a contar assim que o alimento estiver pronto. Na conservação a frio, os alimentos devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 5°C.
Todos os alimentos que passam por cocção (cozidos, fritos ou assados) devem — durante o processo — atingir a temperatura mínima de 70°C para eliminar grande parte das bactérias que podem estar presentes nos alimentos, como salmonella, E.
Termômetro espeto: Ideal para avaliar a temperatura dos alimentos pois sua haste consegue ser inserida no centro geométrico dos alimentos. Entre um alimento e outro, logo após a aferição, o mesmo deve ser higienizado. Para a aferição da temperatura com o termômetro espeto, espere 1 minuto para estabilizar.
O alimento deve ser bem cozido, em altas temperaturas de forma que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de 70ºC até o seu interior. ... As carnes devem ser bem cozidas. As bactérias naturais dos alimentos são eliminadas quando as temperaturas de cocção atingem 70°C em todo o alimento.
Temperatura de Transporte e Recebimento de Alimentos
Alimentos frios: Alimentos frios potencialmente perigosos que favorecem uma rápida multiplicação microbiana: · devem ser distribuídos no máximo a 10ºC por até 4 horas. · quando a temperatura estiver entre 10ºC e 21ºC, só podem permanecer na distribuição por 2 horas.
Como funcionam os termostatos digitais? O controle de temperatura realizado pelos termostatos digitais se inicia pelo sensor (ou sonda, como também é conhecido). O sensor de temperatura é um dispositivo que varia sua resistência elétrica (valor ôhmico) de acordo com a temperatura a qual está submetido.
Além de reduzir o desperdício, o monitoramento do controle da temperatura descarta o risco de mais de 250 doenças causadas pelos microrganismos. Você precisa conhecer a chamada zona térmica de perigo para saber quais controles deverão ser realizados para que os alimentos sejam mantidos em temperatura segura.