15 dias
Neste post apresentaremos 6 doenças que comumente causam o afastamento do trabalhador....Veja 6 doenças que mais causam afastamento do trabalho
Uma virose, alguma reação alérgica grave, deslocamento de algum osso que possa ser recolocado no lugar, uma contusão leve e mais alguns problemas não muito graves.
Quem precisar de atestado médico e estiver sem sintomas graves não deve comparecer aos hospitais e pronto-atendimentos. O atestado deve ser solicitado pelo telefone 160.
É claro que, para fazer constar o diagnóstico no atestado, é preciso que o paciente conceda autorização, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina. O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.
CID 10 Z76. 5 Pessoa fingindo ser doente (simulação consciente) – Doenças CID-10.
A maioria das pessoas percebe que está com conjuntivite ao acordar. Isso porque os olhos estão extremamente inchados e com secreções. È comum acordar com os olhos grudados por causa dessas secreções que se secam enquanto eles estão fechados.
Pingar Dipirona com vinagre nos olhos para simular conjuntivite. Com isso empregados conseguem dispensa para “tratamento” (caso verídico) com custo do afastamento para a empresa e sociedade (INSS).
Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.
A conjuntivite pode durar entre 5 a 15 dias e, durante esse período, é uma infecção facilmente transmissível, especialmente enquanto duram os sintomas. Dessa forma, é recomendado que enquanto se está com conjuntivite, se evite ir para o trabalho ou para a escola.
Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois.
Dura, em geral, uma semana. O tratamento é feito com colírios e antibióticos. Na conjuntivite alérgica, o paciente sente coceira intensa e muito inchaço. A vermelhidão e o lacrimejamento não são tão proeminentes quanto nos outros tipos.
É que seu contrato de trabalho fica SUSPENSO enquanto você está afastado, então não pode ser rescindido. Lembre que depois que os dias do seu atestado médico acabaram, você deve informar a empresa e pedir para que marquem o exame de retorno. Só assim você poderá voltar a trabalhar e receber seu salário.
“Se o afastamento ou redução for por 60 dias, é garantido ao empregado a manutenção de seu contrato por mais 60 dias, salvo em caso de demissão por justa causa e por pedido de rescisão do empregado.
12 meses
30 dias
MULTA DO ARTIGO 477 , § 8º , DA CLT . INÍCIO DO PRAZO PARA PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS. ... O prazo para o pagamento das verbas rescisórias inicia-se na segunda-feira quando a dispensa ocorrer na sexta-feira, visto que inexiste expediente aos sábados nas agências bancárias e no órgão do Ministério do Trabalho.
O empregado demitido não é que tem direito a "um salário a mais", na realidade ele tem direito ao aviso prévio que corresponde a 30 dias de salário. No seu caso, seria o aviso prévio, as férias acrescidas de 1/3, 13º salário (descontando o que já foi recebido em dezembro).
Funcionário com Aviso prévio Trabalhado, com a demissão em 21 de dezembro do ano base, será levado na RAIS do ano vigente visto que não há projeção. Funcionário com Aviso prévio Indenizado com a demissão em 21 de dezembro do ano base, terá a data projetada do desligamento contando os dias de direito ao aviso.
No dia 14 de julho, foi publicado pelo Governo Federal no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza as empresas demitir funcionários sem justa causa e os recontratarem novamente em menos de 90 dias. Esta regra terá validade até o final do estado de calamidade pública em 31 de dezembro de 2020.
Não é comum uma empresa demitir alguém no final de ano. Principalmente no Brasil, a classe empresarial evita mandar embora os colaboradores próximo às datas festivas de Natal e Ano Novo.
Ao dispensar seu empregado, você deve notificá-lo com um mês de antecedência ou pagar-lhe o valor equivalente a um salário mensal. ... No Brasil, é pago em novembro e dezembro. Se o empregado for demitido antes de receber seu 13º salário, o empregador terá que pagar o valor correspondente aos meses de trabalho.
Não existe nenhum impedimento legal a que o empregado seja despedido às vésperas da data-base. Porém, se ele for dispensado, sem justa causa, nos 30 dias anteriores a esta, contabilizado o período de aviso-prévio, terá direito a receber uma indenização correspondente ao valor de seu salário.
O empregador deve primeiro dar férias ao empregado para depois demiti-lo? ... Para o empregador é mais vantajoso financeiramente que ele demita o empregado e pague as férias a que ele tem direito de forma indenizada, isto porque sobre as férias indenizadas não incidem encargos (INSS e FGTS).
O empregado tem direito ao descanso de férias anuais, conforme determina o Art. 7º, inciso XVII, da Constituição Federal da República. Durante este período, o empregado adquire estabilidade, ou seja, não pode ser demitido dentro do período de férias. ...