O recomendado é começar com 10 minutos e, de acordo com a sua evolução, acrescentar dois minutos por dia até, no máximo, 45 minutos. Vale destacar que, apesar de algumas pessoas se adaptarem muito bem, o AEJ não deve ser uma estratégia de longa duração, mas, sim, algo pontual dentro do plano alimentar.
Depois de fazer seu AEJ, é recomendável aguardar de 20 a 30 minutos antes de se alimentar. Isso se deve ao fato de que o organismo, nesse período, continua usando ácidos graxos na sua recuperação. Após o treino, tome seu café da manhã normalmente.
Algumas sugestões:
Três alimentos para reabastecer após uma sessão de cardio Entres os alimentos mais adequados para a refeição pós-treino está o ovo, o abacate e os vegetais de folhas verdes. Os ovos são considerados uma fonte de proteína completa, excelente para a recuperação muscular.
Então você pode fazer 30 minutos, 5 vezes por semana, ou 60 minutos, 3 vezes por semana. E para quem tem pouco tempo durante o dia, podem ser 22 minutos por dia, 7 vezes na semana, ou 2 vezes ao dia, fazendo 11 minutos.
A grande maioria dos nutrólogos e profissionais da área esportiva defendem que o aeróbio em jejum funciona para emagrecer, pois qualquer exercício aeróbio ou restrição calórica funciona para o emagrecimento. Em jejum o exercício queima mais gordura, mas só um pouco mais, ou seja, não faz muita diferença.
O consenso é que tanto a musculação quanto o aeróbico devem ser praticados pelo menos 3 vezes por semana para que seja possível obter resultados satisfatórios. Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo.
Para se ter uma ideia, o gasto calórico da dança (dependendo da intensidade) é de 200 a 400 calorias por hora. O que seria mais ou menos o equivalente ao gasto energético de 1 hora de caminhada (300-500 calorias). A dança trabalha nossa coordenação motora, aumenta nossa flexibilidade e postura.
Para perder peso por exemplo, as duas são indicadas, mas a zumba consegue fazer uma queima de calorias bem superior a caminhada. Além disso, a zumba é uma atividade mais completa, onde em apenas uma aula, é possível tanto perder calorias, como tonificar os músculos, e tem ganho de massa muscular.