Nativa da região Amazônica, a pupunha, também conhecida como pupunheira e palmito pupunha – Bactris gasipae – é cultivada na Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e até Santa Catarina. Consumido cozido, é um alimento considerado básico em várias regiões do Brasil, porque seus frutos possuem sabor agradável e com alto valor nutritivo e muita vitamina A.
Tahim explica que o alimento pode ser consumido cozido ou desidratado em forma de farinhas, que podem ser usadas em diferentes preparações culinárias como bolos, pães, purês, cozido, assado etc.
Conforme a Embrapa, o palmito produzido a partir da pupunheira é considerado sustentável economicamente, principalmente nos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. Outra característica é que a produção dele não prejudica a planta, diferente de outras espécies em que a retirada do alimento contribuí para a extinção delas, como no caso da juçara, nativa da Mata Atlântica.
Tem onde comprar mudas ou sementes de pupunha pela internet ou loja física. Se acaso na região onde você mora, o cultivo dessa palmeira não é comum, a dica é buscar viveiros e cultivadores que vendam pela internet.
Agora você vai conhecer os tipos de praga que atacam os frutos e o palmito da pupunha. E além disso, vai saber como acabar com as pragas que infestam essa palmeira:
Comece hoje a sua produção de palmito pupunha conferindo as dicas da Embrapa, do produtor Mohsen Hojeije e do engenheiro agrônomo e empresário Éder Florêncio Pereira.
Disponha em uma panela em fogo baixo a pupunha cozida e amassada com todos os ingredientes. Misture bem até formar consistência de purê. Se desejar, pode refogar cebola, alho e coentro no azeite para temperar a preparação.
Esta belezinha do norte e nordeste do país é plena em beleza e benefícios para o consumo humano. A pupunha é a diva das terras secas e tropicais trazendo a doçura dos seus frutos e paladar único no palmito de sua palmeira.
No caso desta espécie, vai depender do objetivo do plantio. Se for cultivo indicado para produção de frutos, é recomendado utilizar espaçamento de 6 x 6 metros, com formato de triângulos, que irá permitir uma quantidade de 277 árvores por hectare. Mas, se for com o objetivo de realizar uma produção de palmito, o espaçamento deverá ser de 2 x 1 metro, resultando em uma quantidade de 5.000 árvores por hectare.
A pupunha é riquíssima em nutrientes e tem como por exemplo, gorduras saturadas saudáveis, gorduras poli e mono insaturadas, sódio, potássio, carboidratos, fibras dietéticas, açúcar, cálcio, ferro como também vitaminas A e C.
O controle das ervas competitivas é fundamental; no entanto, não é recomendada a capina da coroa da planta, devido ao sistema radicular (que é farto e superficial), mas somente roçadas periódicas. Também pode se optar pelo uso de plantas leguminosas nas entrelinhas do plantio, como é o caso do amendoim silvestre (Arachis pintoi). Caso seja utilizado herbicida no controle das ervas, deve-se ter o cuidado de não molhar a pupunha com o produto para não provocar a queima das folhas.
Neste artigo, você vai aprender como plantar pupunha no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta , em jardim, em copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.
Por isso é preciso saber como fazer florir e como fazer a polinização para entender o processo de desenvolvimento da pupunha para obter bons resultado. A pupunha depende dos insetos para fazer a sua polinização. A época do ano que floresce a pupunha é entre os meses de agosto e outubro.
3. Os frutos deverão ser cortados e as sementes retiradas, lavadas em água corrente ou deixadas de molho por 48 horas, com troca de água a cada 24 horas. As sementes que boiam devem ser descartadas.
Outras pragas também muito comuns no palmito pupunha, são as lagartas de cor esverdeada, elas têm o costume de enrolar as folhas para se protegerem de seus inimigos e para se alimentarem. A forma mais eficaz para controlar essas lagartas, é utilizando de inseticidas fosforados, na concentração de 1g do produto comercial para 1 litro de água.
Corte a pupunha em pedaços menores, tempere com os temperos naturais e azeite. Depois, disponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos ou até que doure. Sirva em seguida.
Para melhor controle dessas doenças é preciso realizar algumas medidas preventivas, como por exemplo, pulverizar as mudas com produtos que contenham cobre em sua composição. A aplicação deve ocorrer desde o plantio no viveiro, na implantação a campo, no período de floração, até o período de frutificação.
Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.
Uma das principais doenças é a mancha nas folhas, que é chamada de antracnóse, ela é causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides. Existe também a podridão-negra-dos frutos, essa é provocada pelos fungos Thielaviopsis paradoxa e Ceratocytis paradoxa.
A nutricionista esclarece que a pupunha não é um fruto “reimoso”, como popularmente pode ser questionado. Na realidade, ele é energético e de alto valor nutricional, formado por uma polpa que é fonte de proteína. Composta por até 30% de gorduras e até 40% de carboidratos, ela é rica em carotenoides, compostos antioxidantes, além de vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, complexo B.