Abra a panela e com auxílio de um pegador, retire a polpa da banana e coloque-a no liquidificador ou processador. Acrescente um pouco de água filtrada e processe até ficar um creme liso. Dica: a biomassa de banana verde dura de 3 a 5 dias na geladeira e no freezer por até 3 meses.
Na geladeira, tem validade de 4-5 dias, e no congelador validade de 6 meses.
Guarde em pote hermético na geladeira e consuma em até uma semana. Para utilizar, aqueça junto com um pouco de água, mexendo com uma colher.
Agora a validade: Na geladeira ela fica boa por até 1 semana. Congelada até 5 meses. – Para descongelar NÃO utilize microondas. Leve a biomassa em uma panela com um fundinho de água filtrada.
Dica: se não for utilizar, imediatamente, a biomassa guarde-a em geladeira (por até 4 dias, em recipiente bem fechado) ou congele-a. Eu faço uma grande quantidade de biomassa e depois congelo as porções. No freezer, a vida útil da polpa é de até 3 meses. Para o congelamento, evite o uso de PVC ou alumínio.
O consumo regular de banana verde pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ou combatendo a diabetes, por exemplo. Isso por que o amido e as fibras presentes na banana verde evitam que a concentração de açúcar se elevem muito após uma refeição.
A casca verde é rica em amido resistente, a substância associada à redução dos níveis de glicemia no sangue. Quando esse amido entra no nosso organismo, segundo a nutricionista, ele passa direto pelo intestino delgado e, quando chega no intestino grosso, vira alimento das bactérias que naturalmente vivem ali.
Se você estiver com olheiras ou espinhas, por exemplo, pegue um pedaço de casca de banana e deixe a face interna repousando sobre a área inflamada por 20 minutos, repetindo o processo mais uma vez durante o dia. A fruta ajuda no desinchaço e ainda evita que a pele escureça durante a cicatrização.