Características
Tijolos ecológicos ou tijolos de solo-cimento são feitos a partir da mistura de terra, água e cimento, e são uma alternativa à alvenaria tradicional.
O tijolo ecológico é uma alternativa inovadora e sustentável, pois é composto por uma mistura homogênea de solo, um pequeno percentual de cimento (geralmente, uma parte de cimento e oito de solo, em volume) e água.
Limparos tijolos, aplicar resina à base de água, molhar os tijolos para aplicar o rejunte (desempenadeira de borracha), retirar o excesso do rejuntar, esperar secar e limpar com esponja seca. Aplicar 2 demãos de resina.
10 tijolos ecológicos inovadores. Confira:
Peso/unidade: 3,6 kg.
Os vidros, azulejos, tijolos e cerâmicas em geral possuem durabilidade indefinida. Em uma construção, a tinta é uma das primeiras a apresentar os sinais de degradação e, com 5 ou 10 anos já é preciso renovar.
O bloco ecológico modular da Lapin tem 6,25cm de altura, 12,5cm de largura e 25cm de comprimento.
Essa mistura utiliza-se 20 partes de solo x 2 partes de cola PVA branca x 2 partes de cimento, acrescente água até a consistência desejada. A dica é sempre utilizar um solo passado em uma peneira granulométrica mais fina possível, para melhor aderência do composto e melhor resultado final.
O SISTEMA DE CURA dos Blocos, Tijolos e Pisos Ecológicos é feito por umedecimento (molha), isto é, por aspersão manual, mecanizada, automatizada e por imersão. Mas é importante destacar, que em qualquer uma das alternativas citadas , deve-se manter as peças na cura umedecida por 7 dias.
O tijolo ecológico é feito da compressão da mistura do solo com cimento e água, e não passa pelo processo de queima. Como temos uma grande diversidade de composição de solo é importante observar o comportamento do material para estabelecer o traço ideal da mistura.
SOLO – É possivel produzir Tijolos Ecológicos com qualquer tipo de solo, porém o solo mais indicado pelo custo beneficio é o solo arenoso, que contém na faixa de 60% a 80% de areia e 40% a 20% de argila, Quando este tipo de solo não for encontrado, pode-se utilizar um solo com propriedades mais argilosas, porém será ...
Mistura solo-cimento: A melhor opção e de solo arenoso com 70/80% de areia + 30/20% de solo argiloso ou 30/20 % deste solo, misturado em 70% de areia, e qualquer uma das misturas de 12 a 15% de cimento. Preparo do solo-cimento: A mistura é semelhante a que se faz outras argamassas.
O começo no barro O início de sua produção começa no barro. Em outros termos, a partir da argila que são produzidos os tijolos. Extraída de jazidas, a argila é um minério extremamente fino, que chega a ser menor que 0,005mm. A decomposição dessa matéria-prima resulta em quatro elementos: mica, quartzo e barro.
O tijolo de solo-cimento tem dois furos internos que auxiliam na passagem de instalações elétricas e hidráulicas. Modular, proporciona a construção de paredes mais precisas, o que leva a menor consumo de argamassa. Podem ser estruturais.