As variedades de morangueiro possuem média de produção entre 30 e 35 toneladas por hectare, podendo chegar a 60 toneladas, a depender da tecnologia empregada.
17° 28°
Obs.: Considerou-se o preço médio da muda nacional (R$ 0,22). Mudas importadas têm um custo adicional de R$ 0,10 por muda.
A terra deve ser bem fértil, e para isso você pode misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca. Para manter os seus morangos sempre bem nutridos, passe Fertigarden uma vez ao mês! Para plantar faça um buraco com mais ou menos 0,5cm de profundidade e coloque três sementes dentro.
TOP 10 das melhores variedades de morangos reparadoras Destaque
Preencha ¾ do vaso com a terra rica em matéria orgânica; Plante a muda de morango e aperte delicadamente todas as laterais para fixar a planta; Se você quiser plantar mais de 1 muda, lembre-se de deixar um espaçamento de 30cm entre as mudas; Regue diariamente, mas sem exageros.
Passo a passo
Transplante – Retire as plantas do plástico preto e a leve para o vaso, cave um buraco profundo o suficiente para acomodar as raízes e cubra com a terra previamente retirada. Deixe o caule mais espesso um pouco acima da superfície e plante as mudas com um espaço de 25 a 30 cm entre elas.
O morango é plantado através de mudas oriundas dos estolhos (ou estolões) do morangueiro. O estolho ou estolão é um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem assim a novas plantas.
80 dias
11 dicas para cultivar morangos em vasos
Os morangos precisam de ser bem regados pelo menos uma vez por semana ou então sempre que a precipitação seja menos do que 2,5cm num período de sete dias. Aconselha-se a rega de manhã cedo para que as folhas possam secar antes de o cair da noite, evitando assim eventuais doenças.
Após a colheita de setembro, corte os emaranhados de plantas com um motocultivador. Se, após a colheita, os seus morangos estiverem forrados em emaranhados de folhas de 60 cm, use um motocultivador para diminuí-las até que fiquem com 20 cm. Remova as plantas mais velhas e preserve as mais novas.
Para ser ter maior número de frutos por planta, é fundamental excelente florescimento e “pegamento” de frutos. Para isso são fundamentais os seguintes nutrientes : POTÁSSIO, BORO E ZINCO. POTÁSSIO : potássio afeta diretamente a quantidade de flores produzidas e também na viabilidade e “pegamento” das mesmas.
Não apresenta propriedades medicinais. Esses morangos são consumidos como fruta fresca e são muito usados na culinária em tortas, bolos, sorvetes, geléias, conservas, mousses, sucos, doces e produtos de panificação. São também fermentados em vinho ou licor.
Se você não sabe como são as mudas de morangos, vou mostrar a você. Cada pé de morango produz alguns caules sem folhas, mais longos do que aqueles com folhas. No final dos caules, você encontrará uma pequena planta provavelmente com algumas raízes já crescendo (veja a foto acima).
Correspondem aos pequenos pontos escuros que sobressaem na estrutura vermelha na forma de pião. Sobre o morando é comum haver pequenas folhas verdes que não são comestíveis. Trata-se de um subproduto ao que os cientistas e tecnólogos em alimentos procuram atribuir valor.
A época de colheita depende da cultivar e do clima na região de cultivo, variando de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias, como o Sul do Brasil. A colheita do morango é uma das operações mais delicadas e importantes de todo o ciclo da cultura.