Falar com sotaque é considerado por muitos como um charme, mas isso não quer dizer que não existam motivos para tentar aperfeiçoar sua fala, como para interpretar um papel em um idioma que não é o seu idioma nativo, ou simplesmente para se fazer entender. Perder o sotaque requer algum tempo e dedicação; seja paciente ao longo do processo e, eventualmente, conseguirá passar desapercebido pelo público falante daquele idioma.
Escolha algo que você gosta! A parte boa de estudar assim é que você tem muitas opções diferentes de séries e filmes em inglês. Preste bastante atenção na pronúncia e na entonação das palavras.
Na hora de falar outra língua, ser compreendido é o que importa! Mesmo assim, o sotaque pode atrapalhar em alguns momentos, já que ele altera a entonação das palavras e até seus significados.
Preste bastante atenção nas palavras mais comuns e em como são faladas. A palavra "water", por exemplo, é bem diferente no inglês britânico e no americano. Se você for absorvendo aos poucos essas diferenças, vai mudar de sotaque bem rápido!
Uma das melhores maneiras de praticar a pronúncia é escutar. Fazendo isso, você está essencialmente treinando seus ouvidos para entender a musicalidade do idioma e a forma como ele deve soar.
Ouça muita música nordestina. Primeiro porque tem aos montes e porque, durante o canto, a fala fica mais livre, mais natural, e você poderá ter uma boa ideia das diferenças. Um gravador será seu melhor amigo. Grave-se falando com o sotaque nordestino sempre que der. Pegue um texto de, pelo menos, dois parágrafos e leia com os acentos típicos.
Quando estamos aprendendo um novo idioma, há alguns obstáculos a vencer, e soar de uma forma mais parecida com a dos nativos é um deles. Às vezes, é frustrante sentir que estamos fazendo progresso no idioma que escolhemos e memorizando vocabulários e frases, mas que ainda falamos com um sotaque muito pronunciado… Então, confira nossas dicas e técnicas para reduzir seu sotaque e falar como um nativo.
Aceite seu sotaque natural e eleve seu tom para dar clareza às palavras. Maureen Taylor, CEO da SNP Communications, diz: "Se tiver um sotaque forte e for fazer um discurso, fale em alto e bom tom. Pronuncie cuidadosamente cada palavra. O público adora quem demonstra confiança."
Há diversos componentes no sotaque, incluindo a entonação, e você terá que ajustar a forma como você pronuncia certas letras ou palavras quando fala no idioma que está aprendendo.
Hoje, com a Internet, temos acesso ao mundo todo com a ponta dos dedos. Então, tire proveito disso também para reduzir seu sotaque e melhorar sua pronúncia. No vídeo a seguir, publicado no canal MosaLingua no Youtube, compartilhamos com você algumas boas dicas de como fazer isso. Não perca!
Flashcards para aprender vocabulário, vídeos com áudio original e legendas, textos adaptados ao seu nível…: no MosaLingua Premium (Web & Mobile), você encontra tudo isso e muito mais! Comece agora mesmo (é grátis e sem nenhum risco).
Você pode ir adaptando aos poucos a sua pronúncia para uma em relação a qual tenha mais interesse. Se praticar bastante, pode até se passar por britânico ou americano. Vamos aprender como fazer isso?
Você pode começar a ter uma ideia melhor das áreas que precisa trabalhar conhecendo as falhas mais comuns em pronúncia e entonação. A partir daí, seguindo algumas das dicas e técnicas a seguir, você estará apto a falar como um nativo cada vez que for se comunicar.
Esse ajuste tende a ser um dos mais difíceis para os estudantes de idiomas, mas uma das melhores maneiras de superar esse obstáculo é ouvir, como mencionamos acima, e, se possível, gravar sua própria pronúncia. É mais fácil identificar seu erros quando você escuta sua própria voz e sua pronúncia – exatamente como você tem a oportunidade de fazer com os apps MosaLingua!
Por envolver fatores culturais e regionais que se fortalecem ao longo do tempo, podemos dizer que é impossível se livrar do sotaque. Afinal, as pessoas que falam o inglês como idioma oficial também possuem seus sotaques, que são comuns entre elas e não atrapalham a comunicação.
Nosso método permite que você progrida pelos níveis de inglês no seu próprio ritmo avançando com muita confiança no aprendizado de inglês. E tem mais:
E mesmo que reduzir o seu sotaque seja algo muito importante para você, quanto mais você falar, talvez mais sinta que um sotaque não é, afinal de contas, algo tão ruim. Desde que você consiga se fazer compreender, um sotaque pode ser até uma característica charmosa de alguém que fala outro idioma…
O grau de ênfase que se dá a vogais e consoantes varia dependendo do idioma, dialeto e mesmo de regionalismos. Pronunciar claramente cada consoante é muito comum em alguns idiomas, como o inglês, mas muitas línguas latinas pronunciam tanto vogais quanto consoantes com uma entonação semelhante, tornando o idioma mais fonético, como é o caso do espanhol. Então, se você estuda inglês, por exemplo, não deixe de investir seu tempo em aprender corretamente a pronúncia do alfabeto em inglês.
O som que as letras “th” fazem não é encontrado normalmente no nosso idioma. Por esse motivo, acabamos pronunciando palavras que começam com essas letras – a exemplo do “think” – trocando o “th” por “f” – e quem escuta entende “fink”.
Pariceira Significa o mesmo que amigo, parceiro.
Significado de Vala substantivo feminino Escavação destinada a acomodar canos de água, esgoto, gás etc. Cova extensa que nos cemitérios serve para enterro gratuito. [Agricultura] Escavação longa e mais ou menos estreita na extremidade de um terreno, para escoamento das águas pluviais.
Para reconhecer uma corrente de retorno (vala), observe: · Que geralmente aparece entre dois locais mais rasos (bancos de areia). · Que se apresenta como o local mais escuro e com o menor número ou tamanho nas ondas. · Que é geralmente o local onde aparenta maior calmaria.
Locução substantivaEditar. cova onde são enterrados de uma vez vários cadáveres de vítimas de doenças, guerras, massacres etc.
Arengando vem do verbo arengar. O mesmo que: altercando, discursando.