Em especial, existe o “Beber Pesado Episódico” (BPE), que é definido pela OMS como o consumo de 60 g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses) em pelo menos uma ocasião, no último mês.
Use copos curvados para ficar bêbado mais rápido.
Isso acontece porque você tem mais sangue no corpo, então a mesma quantidade de álcool se dilui mais, causando menos danos ao cérebro e outros órgãos. Além disso, se você tem o corpo maior, seu fígado maior terá capacidade de processar a mesma quantidade de álcool mais rápido.
30 coisas que todo bebedor faz antes de morrer
Mas calma: a ressaca ainda pode ser controlada. Basta consumir, de modo intercalado, álcool e água. E não adianta começar a beber água depois de já estar embriagado. A água também pode receber uma mãozinha da comida.
O coração de uma pessoa bêbada acelera, mas ela respira mais devagar porque o álcool tem um efeito depressor. Coloque o indicador e o dedo médio no pulso esquerdo ou do lado do pescoço para tirar a prova. Se ele estiver rápido, é porque você está bêbado. Se possível, peça para outra pessoa medir o seu pulso.
Metabolização do álcool Após promover a ação no sistema nervoso, o etanol continua no sangue e, quando chega ao fígado, é metabolizado, ou seja, passa por um processo de transformação química, para logo em seguida ser eliminado do organismo por via urinária.
Metabolizado principalmente no fígado pela enzima ADH (álcool desidrogenase no fígado), originando o acetaldeído – sequência de etapas metabólicas conduzem à produção final de água e gás carbônico. Álcool concentrado no sangue é eliminado pelo fígado a uma média de 0,1 a 0,2 g/l por hora (em média 0,15 g/l por hora).