“Mas, no geral, o consumo ideal seria em torno de 100g da beterraba crua ao dia (o equivalente a 1 xícara de chá), o que representa em torno de 30 kcal e mais de 3g de fibra alimentar”, conta Georgia. Ultrapassar essa quantidade diariamente pode levar a alguns problemas, como urina e fezes com cor mais escura.
A cenoura e a beterraba são legumes que possuem uma maior quantidade de carboidratos. Mas isso não impossibilita o seu consumo junto, assim como o arroz e a batata (dois amidos) em uma mesma refeição. O que contribui para o aumento do peso é o excesso. Se forem consumidos moderadamente, não existem problemas.
Porque funciona: A vitamina C presente em abundância na beterraba, tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias e rugas no rosto.
7 melhores sucos para rejuvenescer a pele
Como consumir a beterraba "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.
Confira algumas opções: > Cascas: são ricas em fibras e, em sua maioria, possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo ideais para a preparação de tortas, bolos, doces, petiscos, farofas, sucos, chás e geleias.
A casca da beterraba também pode ser reaproveitada em suflês por exemplo. Já para as frutas, você pode utilizar, por exemplo, a casca de laranja cristalizada ou em forma de geleia, como também a do mamão e da manga.
Nutrientes como as vitaminas do complexo B, alguns minerais e compostos bioativos são parcialmente liberados do alimento e tornam a água de cozimento um líquido enriquecido de nutrientes. Pode ser utilizada no preparo de outros alimentos como arroz, feijão, sopas, caldos, entre outros.
Adubação - Antes de adubar, faça análise do solo, seguida da calagem, se necessário. Com 30 dias de antecedência do início da semeadura ou transplante, aplique 20 toneladas por hectare de esterco de curral bem curtido. Aumente a quantidade para 30 toneladas em caso de o cultivo ocorrer em solos arenosos.
Espaçamento definitivo: 20 a 30 cm x 10 a 15 cm. Densidade: 155.
orgânico, sendo a maior dose para solos arenosos. Pode-se utilizar também 1/4 dessas quantidades com outros fertilizantes orgânicos tais como a cama de frango, o esterco de galinha, de suínos ou equinos. Todos devem ser bem incorporados ao solo, entre 30 e 40 dias antes da semeadura ou plantio da beterraba.