até 600 kg
cerca de 40 kg
O descarte das caixas de amianto não podem ser feitos em qualquer lugar, pois continuam sendo nocivas onde estiverem. Por isso é preciso procurar os postos autorizados na região ou entrar em contato com a prefeitura para fazer o descarte de maneira correta.
Portanto, beber água de uma caixa d'água de amianto não é perigoso. Porém, o amianto já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida, mas o Congresso Nacional tem um projeto para que ela diminua progressivamente e seja totalmente abolida.
O amianto pode causar, além das doenças acima citadas, câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário; espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.
Para fazer o descarte de telhas de amianto corretamente, uma boa solução é consultar a administração regional ou a prefeitura de sua cidade. Atenção, na hora de retirar a telha ou a caixa d'água é preciso tomar todo o cuidado e evitar a quebra do material e eventual contaminação pelas fibras do amianto.
Suba com cuidado! Utilize uma escada segura e confiável. Além disso, nunca suba com as telhas úmidas. Você não quer chegar lá em cima e escorregar, né? Para se locomover, use tábuas apoiadas sobre a estrutura do telhado.
O que é Cimento-amianto O cimento amianto, nome popular do fibrocimento, é um material de construção composto por mais de 90% de cimento e menos de 10% de fibras de amianto crisotila, desenvolvido no final do século IXX pelo industrial austríaco Ludwig Hatschek.
Dependendo da posição das trincas (se forem nas ondas altas da telha), pode-se fazer a vedação dessas trincas utilizando-se massa de calafetar ou fitas aluminizadas adesivas, que permitem uma rápida solução, mas não têm grande durabilidade.
Telhas de fibrocimento São bastante populares e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto. Sua composição deve ter fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno e celulose. Se optar por esse modelo, certifique-se que o modelo comprado passa longe do amianto.
Um plástico protege a parte colante. Tire uma pequena parte e cole onde irá começar a vedação na telha. Desenrole a fita e vá apertando para fazer a fixação; – Ligue o maçarico e passe suavemente pela em cima da fita de manta asfáltica para que ela amoleça e cole ainda mais.
Tenha certeza de que o telhado está em ordem O primeiro passo para aplicar a manta térmica para telhado é ter certeza de que o telhado está ok. Isso quer dizer que a estrutura do telhado não deve apresentar problemas, como vazamentos. Do contrário, logo a manta vai ser danificada pelo acúmulo de água.
Ordem de Aplicação da Manta: A manta de subcobertura deve ser esticada por cima dos caibros e a instação deve ser iniciada pela parte de baixo do telhado. Aplica-se uma camada em toda a parte de baixo do telhado antes de passar para uma parte superior com destino ao topo.
Preferencialmente a instalação deve ser feita entre os "caibros" e as "ripas", tratando-se de um telhado de estrutura de madeira coberto com telhas de encaixe, ou entre as "terças" e as "telhas", quando o telhado for coberto por telhas de fibrocimento ou metálica.
Utilize manta térmica no telhado Em dias muito quentes, as residências ficam mais abafadas devido ao aquecimento do telhado. Nesses casos, para diminuir essa sensação e refrescar a casa, uma boa dica é usar manta térmica no telhado, posicionada entre as madeiras e as telhas.
Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.