Quanto a: Quando não há crase? Em diversas situações não ocorre crase, porque não há contração da preposição a com nenhum termo, mantendo-se sozinha. Isso acontece, por exemplo, antes da maior parte dos pronomes e antes de verbos.
Informação, sanção e tortura, estão aí no sentido geral e não para referir-se a uma situação específica como nos exemplos abaixo, onde sim é necessária a crase: Acesso à informação do Portal de Transparência. Sujeita à sanção de invalidação do ato.
Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”.
Atenção 3: Crase entre dias da semana ou entre meses (não): De segunda a sexta-feira; De março a dezembro.
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Cinco dicas simples sobre o uso da crase: